Verdes Hábitos

Os hábitos também se mudam. No combate ao estado de emergência climática, todas as semanas damos a conhecer novas ideias para mudar velhas rotinas. Com Sara Beatriz Monteiro e Inês André de Figueiredo.
Para ouvir todas as sextas-feiras, às 18h40.

De Lisboa para o mundo, nasceu o motor de busca da sustentabilidade

A jornalista Marta Cerqueira, criadora da peggada, abriu a porta ao Verdes Hábitos para falar do "site sobre sustentabilidade mais completo que Lisboa já viu".

Encontrar lojas, hotéis e restaurantes sustentáveis pode ser um desafio para quem está a começar um estilo de vida mais amigo do ambiente. Foi a pensar nisso que a jornalista Marta Cerqueira decidiu criar a peggada, um site que agrega toda a informação - até agora dispersa - sobre lugares, projetos e ideias sustentáveis em Lisboa. Para já a página foca-se na capital, mas o objetivo é chegar a outros pontos do país e, quem sabe, do mundo.

Em entrevista ao programa da TSF "Verdes Hábitos", Marta Cerqueira explica que o site tem três vertentes. A primeira é funcionar como uma espécie de motor de busca da sustentabilidade: "Podem encontrar no site um diretório de todos os estabelecimentos que nós consideramos sustentáveis. Nós começamos com uma base em que temos lá lojas a granel, lojas de roupa em segunda mão, lojas que vendem produtos ecológicos, fizemos também uma triagem de restaurantes e hotéis".

Depois, há também uma agenda de eventos, "desde workshops e lançamentos de livros", ligados à sustentabilidade. Muitas destas iniciativas acontecem online, ou seja, podem participar nestas formações pessoas de qualquer ponto do país.

Por fim, esclarece Marta Cerqueira, há uma secção dedicada à produção de conteúdos, "com entrevistas a pessoas ligadas a esta área, dicas, reportagens".

Apesar de, neste momento, o foco da peggada ser a cidade de Lisboa, a equipa tem vontade de chegar mais longe: "Gostávamos de chegar ainda este ano ao Porto e, quem sabe, também à zona do Algarve e até a nível internacional, porque a base é replicável a muitos outros sítios."

OUÇA TODOS OS EPISÓDIOS DO VERDES HÁBITOS AQUI

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de