Verdes Hábitos

Os hábitos também se mudam. No combate ao estado de emergência climática, todas as semanas damos a conhecer novas ideias para mudar velhas rotinas. Com Sara Beatriz Monteiro e Inês André de Figueiredo.
Para ouvir todas as sextas-feiras, às 18h40.

De pais para filhos e vice-versa. O ambiente precisa de parentalidade consciente

É preciso cuidar do planeta como cuidamos dos nossos filhos. Joana Magno é acredita que a parentalidade consciente é fundamental para ajudar o planeta.

Joana Magno, professora de primária, acredita que pais e filhos devem crescer juntos e colocou o tema da sustentabilidade no centro da parentalidade consciente, uma prática baseada no mindful que pretende "viver a vida no presente, em atenção plena".

"Se cuidamos dos nossos filhos, temos de cuidar da terra onde vivemos." Quem o diz é Joana Magno, no programa Verdes Hábitos, para justificar que nos tempos que vivemos "estamos muito focado em cuidar dos nossos relacionamentos, dos nossos filhos, mas isso não faz sentido sem cuidarmos do planeta".

Joana explica que "as crianças estão muito mais despertas e são muitos sensíveis" a tudo o que lhes é transmitido, o que torna o "exemplo" algo fundamental.

Se os pais têm de ser o exemplo, a verdade é que "as crianças levam para casa [informação] e acabam por despertar os pais".

Na escola, a professora procura através de ações de sensibilização, de especialistas e até de alunos mais velhos alertar para a necessidade de respeitar o planeta.

Joana Magno aconselha a "comprar só o que é extremamente necessário", procurando "optar por arranjar, por doar", tudo o que seja possível para "reduzir o consumo".

A consciencialização para reciclagem, diz, é também "essencial", pois em muitas casas ainda se continua sem fazer reciclagem.

Por fim, a professora aconselha a que se façam pequenas ações no dia a dia, desde apagar luzes a tomar duches mais rápidos.

Outras Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de