Verdes Hábitos

Os hábitos também se mudam. No combate ao estado de emergência climática, todas as semanas damos a conhecer novas ideias para mudar velhas rotinas. Com Sara Beatriz Monteiro e Inês André de Figueiredo.
Para ouvir todas as sextas-feiras, às 18h40.

Há uma marca que cresce com as famílias. E tudo começou com uma alcofa de cão

Rita Marques, criadora da marca sustentável Enzo & Eva, deixa - em entrevista ao programa da TSF "Verdes Hábitos" - cinco dicas para as famílias encontrarem soluções amigas do ambiente.

Criar produtos que crescem com os bebés e com as famílias é o objetivo da criadora da marca Enzo & Eva. E tudo começou com uma alcofa de cão. Preocupada com o ambiente e com a carteira, Rita Marques transformou uma cama para animais num produto com sete funções (o Eyrie) e, em pouco tempo, aquilo que seria um presente para a melhor amiga tornou-se uma marca que vende produtos sustentáveis e versáteis.

"A partir de uma alcofa de cão que se abria, eu achei que podia fazer ali uma coisa engraçada, divertida, útil e duradoura. Consegui juntar num produto só sete funções. Temos uma alcofa de bebé, um tapete de atividades, uma tenda, três tamanhos de caixa para arrumar brinquedos e mantas. Depois, devido ao seu design em forma de estrela, conseguimos separar os triângulos do almofadão e ficamos, assim, com um tapete e um almofadão", começa por contar em entrevista ao programa Verdes Hábitos.

Depois do Eyrie, Rita Marques criou gorros, fitas e roupas de bebé que crescem à medida que as crianças crescem também. A preocupação com a sustentabilidade não se fica pela variedade de funções dos produtos, garante: "Usamos materiais orgânicos, as nossas caixas são recicláveis. Temos uma política de desperdício próxima do zero. Reaproveitamos tudo. Os materiais e as tintas que utilizamos são todos naturais."

Rita Marques deixa cinco dicas para as famílias que querem ser mais sustentáveis:

- Dar os brinquedos que já não se utilizam

- Preferir os brinquedos naturais "que estimulem mais as crianças" e que puxem pela imaginação

- Procurar marcas sustentáveis

- Escolher peças reversíveis

- Utilizar peças que acompanhem o crescimento dos bebés

Pode ler e ouvir mais sobre sustentabilidade ambiental aqui

Outras Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de