Verdes Hábitos

Os hábitos também se mudam. No combate ao estado de emergência climática, todas as semanas damos a conhecer novas ideias para mudar velhas rotinas. Com Sara Beatriz Monteiro e Inês André de Figueiredo.
Para ouvir todas as sextas-feiras, às 18h40.

Loja online vende produtos "fora da data" para combater o desperdício alimentar

O Verdes Hábitos visitou o armazém da Goodafter, um supermercado online que vende produtos perto do fim do prazo de consumo preferencial, ou mesmo ultrapassado esse prazo, para evitar o desperdício.

Batatas fritas de um lado, latas de conserva do outro e corredores recheados de produtos coloridos. Entrar no armazém da Goofafter é como entrar no armazém de qualquer outro supermercado, mas o que aqui se encontra dificilmente tem lugar nas prateleiras das lojas convencionais: produtos perto do fim do prazo de consumo preferencial, ou mesmo ultrapassado esse prazo, e produtos de linhas obsoletas, descontinuadas ou sazonais.

O objetivo deste supermercado, criado em 2016, é "combater o desperdício, evitar a destruição do produto e da embalagem" e permitir ao cliente "comprar produtos a um preço mais baixo", explica a criadora da marca Chantal Gispert ao programa da TSF "Verdes Hábitos".

O que é a data de consumo preferencial?

Chantal Gispert explica que existem dois tipos de indicações de prazos nas embalagens dos produtos alimentares: "consumir até" e "consumir de preferência até".

"O consumir até serve para todos os produtos frescos e, ultrapassada essa data, não é possível nem a venda nem o consumo. Já o consumir de preferência antes de significa que é preferível consumir o produto antes dessa data, mas é possível a venda e o consumo ultrapassada essa data, porque não põe em causa a segurança alimentar", adianta.

A Goodafter não vende frescos e garante que é seguro (e legal) consumir todos os produtos da loja, mesmo depois de ultrapassada a data preferencial de consumo, porque "a única coisa que poderá estar em causa são características como a crocância, a cor, a nitidez" e não a saúde.

A Goodafter vende para Portugal e Espanha e as encomendas podem ser feitas em goodafter.com

OUÇA TODOS OS EPISÓDIOS DO VERDES HÁBITOS AQUI

Recomendadas

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de