- Comentar
Batatas fritas de um lado, latas de conserva do outro e corredores recheados de produtos coloridos. Entrar no armazém da Goofafter é como entrar no armazém de qualquer outro supermercado, mas o que aqui se encontra dificilmente tem lugar nas prateleiras das lojas convencionais: produtos perto do fim do prazo de consumo preferencial, ou mesmo ultrapassado esse prazo, e produtos de linhas obsoletas, descontinuadas ou sazonais.
Ouça aqui o "Verdes Hábitos", um programa de Sara Beatriz Monteiro e Inês André Figueiredo
O objetivo deste supermercado, criado em 2016, é "combater o desperdício, evitar a destruição do produto e da embalagem" e permitir ao cliente "comprar produtos a um preço mais baixo", explica a criadora da marca Chantal Gispert ao programa da TSF "Verdes Hábitos".
O que é a data de consumo preferencial?
Chantal Gispert explica que existem dois tipos de indicações de prazos nas embalagens dos produtos alimentares: "consumir até" e "consumir de preferência até".
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias
"O consumir até serve para todos os produtos frescos e, ultrapassada essa data, não é possível nem a venda nem o consumo. Já o consumir de preferência antes de significa que é preferível consumir o produto antes dessa data, mas é possível a venda e o consumo ultrapassada essa data, porque não põe em causa a segurança alimentar", adianta.

Chantal Gispert, criadora da Goodafter
© Sara Beatriz Monteiro/TSF
A Goodafter não vende frescos e garante que é seguro (e legal) consumir todos os produtos da loja, mesmo depois de ultrapassada a data preferencial de consumo, porque "a única coisa que poderá estar em causa são características como a crocância, a cor, a nitidez" e não a saúde.
A Goodafter vende para Portugal e Espanha e as encomendas podem ser feitas em goodafter.com
OUÇA TODOS OS EPISÓDIOS DO VERDES HÁBITOS AQUI

Leia também:
Fruta Feia para gente bonita. O cabaz de fruta e legumes que ia para o lixo

Leia também:
A quarentena aguçou o engenho. Casal constrói casa para viajar sobre rodas

Leia também:
Passo a passo. Uma viagem pela casa sustentável de uma das maiores influenciadoras "verdes"