Verdes Hábitos

Os hábitos também se mudam. No combate ao estado de emergência climática, todas as semanas damos a conhecer novas ideias para mudar velhas rotinas. Com Sara Beatriz Monteiro e Inês André de Figueiredo.
Para ouvir todas as sextas-feiras, às 18h40.

Não basta fechar a torneira. Como ser mais sustentável na hora de lavar os dentes

A empresa de higiene oral sustentável The Bam & Boo abriu a porta ao programa da TSF "Verdes Hábitos" para mostrar como se pode ter uma higiene oral mais amiga do ambiente.

Um pequeno objeto é uma pequena mudança por um futuro melhor. Foi a pensar neste lema, e depois de descobrirem que, todos os anos, só na Europa, mais de mil milhões de escovas de dentes de plástico vão parar ao lixo, que Nuno Catarino e Fernando Ribeiro decidiram criar a The Bam & Boo, uma marca portuguesa de higiene oral sustentável.

Em entrevista ao programa da TSF "Verdes Hábitos", Nuno Catarino adianta que as escovas vendidas pela empresa são feitas de bambu, uma alternativa sustentável ao plástico: "O bambu é uma erva, tem um crescimento muito acelerado, consome poucos recursos hídricos e quando é cortado a raiz fica no solo para da raiz nascerem mais plantas. Acaba por ser um material muito sustentável ao mesmo tempo que é 100% biodegradável."

Depois das escovas de bambu, a empresa começou a criar outros produtos sustentáveis como fio dentário e uma pasta de dentes vegan, natural e com certificado de neutralidade carbónica.

"Nós fazemos o cálculo das emissões de CO2 desde o momento da origem da matéria-prima até ao momento em que chega a casa do cliente e anulamos essas quantidades de CO2 através do reinvestimento em projetos de absorção carbónica, nomeadamente em projetos de reflorestação", explica Fernando Ribeiro.

Fernando e Nuno acreditam que trocar de escova e de pasta de dentes pode ser uma pequena mudança com um grande impacto ambiental pois "não implica uma grande alteração de hábitos", mas pode ser o primeiro de muitos passos para uma vida mais sustentável.

OUÇA TODOS OS EPISÓDIOS DO VERDES HÁBITOS AQUI

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de