Verdes Hábitos

Os hábitos também se mudam. No combate ao estado de emergência climática, todas as semanas damos a conhecer novas ideias para mudar velhas rotinas. Com Sara Beatriz Monteiro e Inês André de Figueiredo.
Para ouvir todas as sextas-feiras, às 18h40.

O plástico tem os dias contados? Não, se for transformado em algo "precioso"

O Verdes Hábitos esteve à conversa com um dos fundadores da Precious Plastic Portugal para perceber como é que o plástico pode ganhar novas utilidades, depois de reciclado.

No que toca à sustentabilidade ambiental, o plástico é visto muitas vezes como um vilão, mas há quem defenda que não é preciso acabar com este material resistente, leve e impermeável, mas sim reduzir a produção desnecessária e dar-lhe uma nova vida quando já não serve o propósito para o qual foi criado. É o caso da Precious Plastic, uma ideia que surgiu na Holanda, em 2013, pelas mãos de Dave Hakkens. O projeto já se espalhou pelo mundo inteiro e dedica-se a criar máquinas e ferramentas para transformar plástico velho em produtos novos.

A iniciativa chegou a Portugal, em 2016, pelas mãos de João Feyo, e integra o OpoLab, o primeiro laboratório de fabricação digital (FabLab) do país. Os fundadores da Precious Plastic Portugal ficaram interessados pelo projeto pelo facto de poderem construir máquinas novas "a partir de máquinas que encontravam no ferro velho".

Com a experiência, perceberam que as máquinas podiam ser melhoradas. Aperfeiçoaram-nas, criaram novas máquinas e, quando as puseram à venda no bazar da Precious Plastic, entraram no top de vendas destes equipamentos a nível mundial.

As quatro máquinas que criaram podem produzir objetos como bancos, relógios, cestos, vasos e até peças de mobiliário, tudo a partir de plástico reciclado.

Em breve, a Precious Plastic Portugal vai produzir brinquedos novos a partir de brinquedos velhos, em parceria com a iniciativa Replay, cuja fundadora já esteve no Verdes Hábitos. Pode ouvir a entrevista com a criadora da Replay, Ana Salcedo, aqui.

OUÇA TODOS OS EPISÓDIOS DO VERDES HÁBITOS AQUI

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de