Verdes Hábitos

Agir é preciso! As mudanças de hábitos em tempos de emergência climática. As grandes questões, os desafios, os problemas relacionados com a sustentabilidade e o ambiente. "Verdes Hábitos" na TSF com Carolina Quaresma e a Associação Ambientalista Zero. Às segundas-feiras depois das 16h40 e sempre em tsf.pt.
(Até 2021 o programa foi da autoria de Sara Beatriz Monteiro e Inês André de Figueiredo).

Passo a passo. Uma viagem pela casa sustentável de uma das maiores influenciadoras "verdes"

Falhar é normal, é preciso é ir tentando, conquistando e contribuindo para ajudar a melhorar o planeta onde vivemos. Catarina Barreiros recebeu o Verdes Hábitos em casa para mostrar que a sustentabilidade é um caminho que todos podemos percorrer.

É da porta para dentro, numa casa no centro de Lisboa, que a magia da sustentabilidade começa. São muitas escadas, avisa logo à entrada. Catarina Barreiros concentra quase toda a vida profissional em casa, o que traz "vantagens", uma delas é estar muito mais tempo com a filha bebé em casa. Porém, nesse caso, "como todos os pais sabem, às vezes desajuda".

Com mais de 50 mil seguidores no Instagram, Catarina Barreiros é uma das influencers de sustentabilidade mais seguidas em Portugal. Autora do blog e do podcast Do Zero, faz questão de ser factual e de transmitir ideias claras e estudadas para que nada falhe quando comunica com o público.

Nem sempre foi assim, já que Catarina andou pela arquitetura, pela moda, pelo marketing digital e esteve até numa farmacêutica. "Tudo o que fui fazendo ao longo da minha vida foi preparando o caminho da sustentabilidade", conta, lembrando que foi o marido que a "puxou um bocadinho para o Zero Waste".

O percurso nesta área já dura há alguns anos e muito mudou na vida de Catarina. Na cozinha e na sala de casa, aponta como fundamentais a "poupança da água e de energia", mas também os LED, um garrafão que usa para quando a água do banho ainda não está quente, uma sanita que faz reaproveitamento da água de lavar as mãos e eletrodomésticos eficientes. O apoio às marcas portuguesas também é imperial no momento de fazer escolhas para a casa.

Enquanto se sobe mais um andar - Catarina avisou que a casa tinha muitas escadas -, a influencer admitiu ser "um bocadinho um rato de biblioteca", muito pelo percurso académico, o que a leva a ter critérios rigorosos. "Se é para comunicar e associar o nome a alguma coisa tem de ser algo que a ti te deixa orgulhosa e a mim deixa-me orgulhosa trabalho bem feito, com rigor científico e por isso trabalho muitas horas para escrever um post", explicou.

Já estamos no quarto da Graça, a filha de Catarina, que nasceu no meio de muita sustentabilidade. Como se adapta todo este universo à chegada de uma criança? "É um desafio", confessa. "De repente as hormonas da maternidade fazem com que pareça que tudo é essencial e os pais sentem muito isto", conta. Mas não é. A blogger explica que muito do que se fala é simplesmente marketing, o que a levou a colocar os pés na terra e a perceber de facto o que era essencial.

No armário da bebé, podemos ver roupa que foi maioritariamente comprada em segunda mão "e cabe toda numa porta de armário". "Sou muito ditadora", diz entre risos para explicar que impôs regras à família e amigos, mas garante que resultou: "Hoje a minha mãe e a minha sogra só compram roupa em segunda mão para a Graça e mesmo os amigos mais próximos. Vão muito connosco nesta viagens".

"E mesmo as fraldas reutilizáveis, hoje a minha sogra diz-me "não percebo porque não usa toda a gente, são iguais às outras"", afirma, realçando a necessidade de "mostrar que as coisas são simples, descomplicar" e "não ser muito fundamentalista".

Já no fim da visita, mesmo em frente ao quarto da Graça, está o quarto dos pais, onde Catarina Barreiros está num processo para alcançar um "armário cápsula". Apesar de ter sido amante da moda, revela que foi preciso "desprendimento" e a noção de que "é ótimo, é lindo e teve um momento na minha vida, mas não quero que esteja a criar problemas ambientais e vou passar para outra pessoa"".

Catarina Barreiros diz sempre que as falhas fazem parte do percurso, todos as vamos ter, mas é preciso não desistir de tentar contribuir para um mundo melhor.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de