Verdes Hábitos

Os hábitos também se mudam. No combate ao estado de emergência climática, todas as semanas damos a conhecer novas ideias para mudar velhas rotinas. Com Sara Beatriz Monteiro e Inês André de Figueiredo.
Para ouvir todas as sextas-feiras, às 18h40.

ReMuseu, o museu sustentável que está prestes a nascer em Lisboa

No programa Verdes Hábitos, o diretor do museu garantiu que Portugal ainda tem um "longo caminho a percorrer".

Repensar, Reutilizar, Reciclar. É este o mote do ReMuseu - o museu sustentável que está prestes a nascer em Lisboa. No ano em que a capital do país é também a capital verde europeia, o espaço pretende sensibilizar para a proteção do ambiente.

Pedro Nazareth, diretor do museu que estará aberto apenas durante um ano, esteve no programa Verdes Hábitos e explicou que surgiu o "desafio de criar um museu na área ambiental, dirigido à área da reciclagem" ainda antes da nomeação da capital verde.

O objetivo é criar espaços para "despertar consciência das pessoas relativamente à necessidade de alterarem os seus hábitos de consumo e pós-consumo", nomeadamente se há mesmo a necessidade de consumir, se esta pode ser alterada para alternativas mais sustentáveis e, quando tem mesmo de haver consumo, que haja uma separação do que se consome.

Em Portugal há um "caminho longo a percorrer", apenas "se recicla dois de cinco milhões de resíduos que produz". Ou seja, "um em cada três portugueses ou não recicla ou, se o faz, não o faz convenientemente".

O ReMuseu pretende, através da "interatividade", fornecer "conhecimento" e "desmistificar temas e mitos sobre a reciclagem".

Para quem pretende mudar hábitos para ajudar o ambiente, Pedro deixa três dicas:

- Devem usar saco de plástico ou de pano? "Usem um saco que já têm, de pano ou de plástico - não acrescentem ao novo consumo.

- "Pensam muito bem antes de deitar fora qualquer equipamento, pensem se não pode haver uma segunda vida ou uma possibilidade de doação"

- "Percorram garagens, espaços de armazenamento e separarem todos os aparelhos elétricos, desde brinquedos a aparelhos de cozinha, vão ao site ondereciclar.pt e descubram qual é o ponto de recolha de aparelhos eletrónicos mais próximos de casa."

Outras Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de