Verdes Hábitos

Os hábitos também se mudam. No combate ao estado de emergência climática, todas as semanas damos a conhecer novas ideias para mudar velhas rotinas. Com Sara Beatriz Monteiro e Inês André de Figueiredo.
Para ouvir todas as sextas-feiras, às 18h40.

Tem uma ideia verde, mas não tem dinheiro? "As pessoas são os novos bancos"

O CEO da plataforma de investimento GoParity é o convidado do "Verdes Hábitos" desta semana. Em menos de 10 minutos, discutiu-se o papel do dinheiro na construção de um planeta melhor.

Nuno Brito Jorge tinha uma ideia verde, mas faltava-lhe dinheiro para a fazer sair do papel. Chamou amigos e família para ajudarem a transformar um projeto de energia solar numa realidade e percebeu que aquilo era "um modelo de negócio que fazia sentido".

É por acreditar que "as pessoas são os novos bancos" que Nuno decidiu criar a GoParity , uma plataforma portuguesa para quem queira investir em projetos sustentáveis e preocupados com a eficiência energética. Neste site qualquer pessoa, com pelo menos 20 euros, pode emprestar dinheiro a empresas e organizações que queiram ser mais amigas do ambiente.

Sempre que uma empresa se candidata e apresenta uma ideia, há um processo de seleção para garantir a segurança dos investidores e a viabilidade do projeto: "O primeiro passo é fazermos uma análise ao projeto, aos números, uma análise técnica e à situação económica da empresa", explica Nuno Brito Jorge ao programa da TSF "Verdes Hábitos".

Assim que o projeto é aprovado pela GoParity, a empresa pode começar a campanha na plataforma e mostrar aos investidores porque é que merece financiamento. Quando o objetivo da campanha é atingido "a empresa recebe o dinheiro todo e depois começa a pagar mensalmente aos investidores da GoParity juros e amortização de parte do capital", tal como num empréstimo bancário.

Até hoje, a GoParity já tornou possíveis mais de duas dezenas de projetos sustentáveis. Quanto aos hábitos que as empresas tradicionais podem adotar no dia-a-dia para diminuírem a pegada ecológica, Nuno Brito Jorge acredita que há três prioridades: "aproveitar a energia solar, aumentar a eficiência energética e apostar na eficiência hídrica".

Pode ouvir a conversa completa com o CEO da GoParity e manter-se a par dos outros conteúdos do programa "Verdes Hábitos" aqui.

Outras Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de