Verdes Hábitos

Os hábitos também se mudam. No combate ao estado de emergência climática, todas as semanas damos a conhecer novas ideias para mudar velhas rotinas. Com Sara Beatriz Monteiro e Inês André de Figueiredo.
Para ouvir todas as sextas-feiras, às 18h40.

YogurtNest: a tua ferramenta multiusos para uma vida mais sustentável

Leia a crónica de Ana Jervis e Miguel Leal, os criadores da YogurtNest.

Confessa que já andas há algum tempo a pensar como tornar a tua vida, a tua casa e a tua família mais ecológicas e reduzir os resíduos produzidos e os alimentos processados, mas no meio de tanta informação, às vezes nem sabes bem por onde começar!

Vamos dar-te uma sugestão fácil e prática: com o YogurtNest podes fazer iogurte com qualquer leite (de magro a gordo, sem lactose, vaca, ovelha, cabra,...) ou bebida vegetal (caseira ou de compra) em casa, em viagem ou nos Himalaias, sem plásticos; podes terminar os teus cozinhados de arroz, massa, estufados ou sopas poupando gás e electricidade, deixando a panela a cozinhar, sem queimar a comida, dentro do YogurtNest enquanto a tua família chega a casa ou enquanto conduzes para o picnic; podes levedar a massa do pão ou pizza e ainda podes levar a tua comida ou bebida quente ou fria para o picnic, praia ou trabalho, usando os modelos com asas.

E o que é o YogurtNest? É um produto Português, confecionado em têxteis (algodão, lã, linho ou cânhamo) e que contém cortiça, uma matéria-prima Portuguesa, natural, renovável e compostável, que actua como excelente isolante térmico, mantendo a temperatura no seu interior, independentemente de estarem lá fora -5ºC ou 50ºC.

Algumas dicas úteis para ti (tens mais no site!):

· Usa o teu YogurtNest como iogurteira natural não eléctrica, estufa slow cooker, mala térmica e ninho para levedar a massa, não te fiques apenas pelos iogurtes!

· Uma família de 4 pessoas que consuma 1 iogurte diário, evita cerca de 1500 embalagens plásticas de iogurte ao final de 1 ano. São menos plásticos e microplásticos nos oceanos e no nosso prato.

· Estimamos que a Comunidade YogurtNest já tenha evitado cerca de 6 000 000 de embalagens plásticas de iogurte, nos 5 continentes!

· Podes encontrar o YogurtNest em casas, escolas, hotéis, restaurantes e catering.

· Para fazer iogurte apenas necessitas de leite/leite sem lactose/bebida vegetal caseira ou de compra, uma colher de iogurte/iogurte vegetal/probiótico, frascos de vidro com tampa e o teu YogurtNest. Se usares bebida vegetal comercial, adiciona um espessante culinário como amido de milho ou goma guar ao aquecer a bebida vegetal. Vais usar o iogurte que fizeste para fazer os seguintes.

· Para fazeres iogurte líquido, basta agitares os frascos ao retirar do YogurtNest ou do frigorífico. E para fazer iogurte grego, basta filtrares o iogurte frio com o Better Cloth.

· Para fazeres iogurtes com sabor, adiciona por exemplo cacau, chocolate, baunilha, canela, mel, compota, puré de fruta, etc quando estiveres a aquecer o leite ou bebida vegetal. A fruta fresca ou cereais adiciona após o iogurte estar pronto, na tua taça.

· Doamos 1% das vendas para projectos de conservação da Natureza, neste caso o Grupo Lobo, com mais de 30 anos de trabalho de campo, através do programa internacional 1% For the Planet.

Outras Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de