Vozes da Hemofilia

Durante o mês de novembro, na TSF falamos de hemofilia, uma doença que, em Portugal, tem cerca de mil pessoas afetadas. Num minuto de rádio falamos da história da doença e das curiosidades em torno dela. Ouvimos testemunhos de quem vive com a doença, falamos do papel dos médicos e o que pode fazer o SNS pelos hemofílicos.
Para ouvir, de segunda a sexta, antes das 08h00, durante o mês de novembro.

Com o patrocínio da Sobi

"A hemorragia é o principal sintoma"

Os sintomas da hemofilia estão em destaque no terceiro capítulo de Vozes da Hemofilia, o novo espaço da TSF que, por estes dias, está a divulgar uma doença muito pouco conhecida. Carlos Raleiras, com ajuda da especialista Sara Morais, divulga um pouco mais esta patologia.

A coordenadora do Centro de Coagulopatias Congénitas, no Centro Hospitalar do Porto, revela que ''a hemorragia é o principal sintoma'' desta rara doença que afeta um em cada cinco mil recém-nascidos do sexo masculino.

"Não se vê diretamente, mas [a hemorragia] é muito desconfortável. A articulação fica quente, com rubor, com edema, com dor, muita dor", esclarece a especialista Sara Morais. Outros dos sintomas provocados por esta doença são as hemorragias musculares, como os hematomas; bem como os sangramentos gastrointestinais e sangue na urina.

Patrocinado

Apoio de

Patrocinado

Apoio de

Outros Artigos Recomendados