O Future Up - Movimento Educativo da Fundação Galp continua em ação para encontrar as melhores soluções e garantir um mundo mais verde e sustentável. Ensinar e expandir ideias através das ferramentas digitais é o caminho a seguir para um futuro mais promissor.
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A competição Apps for Good, programa parceiro do Future Up - Movimento Educativo da Fundação Galp, lançou um desafio a todos os jovens de norte a sul do país: encontrar soluções para um futuro mais sustentável, ao participarem neste programa, que incentiva o empreendedorismo dos mais jovens através de ferramentas digitais.
Aceite o desafio, estiveram presentes 20 equipas finalistas no evento final da 6º edição do Apps for Good que se realizou no passado dia 17 de setembro na Fundação Calouste Gulbenkian.
Nesta edição do Apps for Good foram apresentadas soluções subordinadas a temas como a habitação sustentável, a biodiversidade marinha ou a erradicação do desperdício de papel e de tempo.
Assim, as equipas, que podiam ir do primeiro ciclo ao ensino secundário, deviam criar um projeto totalmente digital que respondesse a um problema atual e cumprisse com um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pelas Nações Unidas.
No evento final foram premiadas 8 equipas, nomeadamente, SandSpace, Plastic Free World, Faster, PooPet, Auxilium, Cartão Escolar Digital, BOW (Based on Water) e ReAPP.
O 1º Prémio do Básico e o Prémio do Público foram para a Escola Básica e Secundária do Levante da Maia com a aplicação Plastic Free World, que disponibiliza a todos os utilizadores dicas simples e práticas para a redução do plástico no nosso dia-a-dia, bem como sugestões de produtos sustentáveis que pode comprar.
ReAPP, do Agrupamento de Escolas de Sátão, foi a vencedora do Prémio Cooler Planet graças à aplicação que disponibiliza informações sobre bullying, onde, através de um fórum, as pessoas podem falar sobre o assunto e receber aconselhamento do serviço especializado de psicologia da escola.
No segundo lugar do pódio do ensino secundário ficou Faster, um projeto do Agrupamento de Escolas Eduardo Gageiro que recai sobre os serviços de entregas. Com a aplicação Faster vai conseguir requerer um serviço de entrega de encomendas de pequenas e médias dimensões de forma rápida sem ter de se deslocar.
O caminho da tecnologia para as próximas gerações
As novas tecnologias têm vindo a moldar a sociedade em que vivemos, a forma como ensinamos e vão certamente influenciar cada vez mais as próximas gerações
Assim, para Isabel Alçada, consultora para a Educação e representante do Presidente da República, "este tipo de projetos têm uma componente educativa e procuram aproveitar o entusiasmo dos jovens pelo digital para os encaminhar numa direção que lhes abre perspetivas. O Apps for Good é um projeto que tenho vindo a seguir e que considero muito útil e estimulante".
"Este tipo de iniciativa leva a que as pessoas sejam melhores utilizadoras de aplicações digitais e do digital no geral. Abre perspetivas para aquilo que o digital pode trazer e ajuda para que se possa escolher melhor e de forma crítica", afirmou Isabel Alçada.
A convite da Direção-Geral da Educação, o CDI Portugal e o Apps for Good juntaram-se e lançaram este projeto em Portugal em janeiro de 2015.
Para João Baracho, Diretor Executivo do CDI Portugal, o papel de projetos como Future Up e do Apps for Good na educação é muito importante, uma vez que "conta com os alunos, desenvolve as capazes que os alunos vão precisar de ter nas suas profissões no futuro e em todas as suas vertentes: desde a apresentação à parte da conceção do projeto, metodologia, e todas essas fases".