Dogecoin, a criptomoeda útil

Se a Bitcoin é a rainha das criptomoedas, a verdade é que muitas outras conseguiram conquistar o seu espaço. A Dogecoin começou do acaso e tornou-se numa das moedas digitais mais adoradas, colecionando conhecidos apoiantes como Elon Musk.

Se durante a última década o termo criptomoedas se ouvia nas conversas cruzadas pelos corredores, sem que ninguém soubesse muito bem do que se tratava, nos últimos anos foi projetado para o dia a dia de qualquer pessoa que faça investimentos ou tencione começar a fazê-los. A Bitcoin inaugurou este mundo, dando lucros extraordinários aos seus detentores - quem tenha comprado uma bitcoin há cinco anos por cerca de três mil euros poderá, ao dia de hoje, vendê-la por aproximadamente 30 mil. Mas não foi a única. Apesar de ser mais conhecida, outras moedas também se destacaram, tais como a Ethereum, a Binance Coin, a Shiba Inu ou a Dogecoin.

A Dogecoin começou como uma espécie de paródia ao sucesso da Bitcoin, mas a verdade é que chegou mais longe do que quase todas as pessoas esperariam inicialmente. Gene Simmons, baixista dos KISS, Mark Cuban, um dos "tubarões" do programa Shark Tank, Snoop Dogg, famoso rapper, e Elon Musk, fundador e diretor executivo da Tesla, são alguns dos mais famosos nomes que fizeram autênticas fortunas ao acreditarem desde cedo na Dogecoin. E uma "fortuna" significa mesmo valorizações na ordem dos 3.000%.

O segredo é simples. Apesar de ser uma paródia - a imagem utilizada é inclusivamente a de um famoso meme - a Dogecoin tem uma comunidade ativa, fiel e leal. Suportada quase incondicionalmente pelo Reddit, o maior fórum na internet, rapidamente foi ganhando tração, rompendo por completo com qualquer espectativa inicial e atingindo uma das maiores valorizações de que há registo. Mas não só: a praticidade da Dogecoin é outra das suas vantagens.

Uma moeda útil

A Dogecoin assumiu-se desde cedo como uma moeda com uma utilidade muito específica: a de dar "gorjetas" online. Nomeadamente ao nível de conteúdo. Confuso? Resumidamente, os utilizadores (ou detentores) de Dogecoin usam a moeda para recompensarem outros utilizadores por conteúdo que eles consideram valioso para a comunidade. No Reddit, esta já é uma prática comum, onde a utilização da Dogecoin já está massificada.

Recentemente, a expectativa face ao futuro da Dogecoin voltou a aumentar. Elon Musk, um dos mais famosos apoiantes da moeda, adquiriu o Twitter - uma das maiores redes sociais do mundo - e especula-se que a mesma funcionalidade presente no Reddit (a de "gorjeta") possa vir a ser aplicada no Twitter, enviando a Dogecoin para um novo mundo e para uma adoção muito mais massificada. O futuro pode estar longe de ser uma piada.

Embora possa ser complexo ter uma carteira com moedas digitais, já há inúmeros serviços que tornaram isto bastante simples. Falemos, por exemplo, da Litebit. A Litebit providencia uma carteira de forma gratuita onde pode guardar as suas moedas digitais, mas também uma plataforma que torna acessível a todos a compra de qualquer uma delas. O processo é verdadeiramente simples: é só criar uma conta, verificar a sua identidade e transferir os fundos necessários (euros ou dólares) para concretizar a compra das criptomoedas.

Depois de ter as suas criptomoedas, o mercado funciona como qualquer outro ativo. Pode vender e comprar as criptomoedas sempre que o desejar, nem que seja cinco minutos depois de as comprar. Para investidores a estratégia mais comum é o HODL - que significa basicamente investimento a longo prazo, apostando numa estratégia de valorização com o passar do tempo -, mas caso queira recuperar o seu investimento antes do tempo ou considerar que a moeda já valorizou o suficiente isso não é um obstáculo. Estaremos próximos da altura em que uma carteira digital substitui mesmo a carteira no nosso bolso?

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de