Passos já não vai apresentar livro de José António Saraiva

O líder do PSD pediu ao autor para o "desobrigar" de estar presente no lançamento do seu livro "Eu e os políticos", o que levou ao cancelamento da apresentação, informou hoje a editora.

Em comunicado enviado, esta noite à agência Lusa, a editora Gradiva afirma que o ex-primeiro-ministro Pedro Passos Coelho "pediu ao autor, por motivos pessoais, para o desobrigar de estar presente na sessão de lançamento do livro", prevista para dia 26, às 18:30, no El Corte Inglés, em Lisboa.

A Gradiva afirma que "o livro tem sido objecto de uma polémica, por vezes excessivamente inflamada, nos media e nas redes sociais" e nesse sentido, José António Saraiva e "a editora consideram que o momento exige reflexão e que tudo farão para evitar o que possa contribuir para alimentar novas polémicas".

"Por decisão conjunta do autor e da editora, a cerimónia [de apresentação da obra] foi cancelada", lê-se no mesmo comunicado.

No livro, Saraiva descreve, segundo a editora Gradiva, "um conjunto de episódios polémicos, vividos na primeira pessoa, com diversos políticos e personalidades" portugueses, como Paulo Portas, Mário Soares, Marcelo Rebelo de Sousa, José Sócrates e Pedro Santana Lopes, assim como o atual primeiro-ministro, António Costa, incluindo pormenores mais íntimos e privados.

Editor da Gradiva "voltaria a fazer o mesmo"

Contactado pela TSF, o editor da Gradiva, Guilherme Valente, explica que está fora do país e remete para Rodolfo Begonha, que o representa a ele e à editora "absolutamente".

Guilherme Valente disse, no entanto, que quando José António Saraiva o contactou a dizer que tinha um livro para publicar, disse imediatamente que sim, "sem o ter lido", por razões que o editor diz serem "tão óbvias que não vale a pena enumerar". "Estar a dizê-las seria alimentar o barulho hipócrita corrente", acrescenta.

Guilherme Valente adiantou ainda à TSF que, se a situação se voltasse a colocar, "voltaria a fazer o mesmo".

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de