A Ponte 25 de Abril é segura? IP quer avaliar estado dos pilares principais

Inspeção de caráter preventivo aos dois principais pilares da ponte vai decorrer em 2019.

A Infraestruturas de Portugal lançou um concurso público para a realização de uma inspeção subaquática aos pilares 3 e 4 da Ponte 25 de Abril, em Lisboa.

Segundo um comunicado enviado às redações, trata-se de uma inspeção de "caráter preventivo" e vai ser levada a cabo no segundo trimestre de 2019, "período do ano em que as condições climatéricas, do estado das marés e força da corrente do rio é mais favorável à execução do trabalho".

A Inspeção às zonas de betão imersas dos dois pilares principais da Ponte 25 de Abril será ainda documentada com fotografia, vídeo e esquema elucidativo das anomalias.

Obras já anunciadas

A ponte que liga as duas margens do rio Tejo, entre Almada e Lisboa, vai ser em breve sujeita a obras, segundo o ministro do Planeamento e das Infraestruturas "talvez ainda antes do final deste ano".

Em 20 de setembro, a Infraestruturas de Portugal (IP) anunciou que as obras na Ponte 25 de Abril tinham sido adjudicadas por 12,6 milhões de euros ao consórcio composto pelas empresas Somague, Sociedade de Montagens Metalomecânicas e STAP-Reparação, Consolidação e Modificação de Estruturas.

"As intervenções previstas incidem sobre elementos metálicos da ponte suspensa e em elementos de betão armado pré-esforçado do viaduto de acesso norte", referiu na altura a entidade.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de