Bombeiros alertam: Portugal sem plano de emergência em caso de acidente nuclear

Representante dos bombeiros diz que o país e sobretudo as zonas de fronteira têm de estar preparadas para qualquer acidente.

A Associação Nacional de Bombeiros Profissionais alerta que o país não pode "só se lembrar de Santa Bárbara quando troveja" e pede que seja aprovado e divulgado, com urgência, um plano de emergência a ativar em caso de acidente nuclear no outro lado da fronteira, nomeadamente na polémica central de Almaraz em Espanha.

O responsável da Associação Nacional de Bombeiros Profissionais diz que o país tem de estar preparado para qualquer acidente deste género

00:0000:00

À TSF, o presidente da associação explica que não tem dúvidas que este plano de resposta a um eventual acidente não existe a nível nacional e tudo indica que nem a nível regional, perto da fronteira, algo está planeado.

Fernando Curto recorda que há uns anos fizeram um seminário sobre o tema e poucos apareceram

00:0000:00

Falhas graves que segundo Fernando Curto deviam ser resolvidas com um plano nacional a ser elaborado pelo governo.

Para esta quinta-feira, às 18 horas, está prevista uma concentração pelo encerramento da central nuclear de Almaraz, em frente ao Consulado de Espanha na Avenida da Liberdade, em Lisboa.

O objetivo é pressionar as autoridades de Madrid em relação a Almaraz, numa altura em que Espanha quer avançar com o armazenamento de resíduos nucleares na central nuclear.

Patrocinado

Apoio de

Patrocinado

Apoio de

Outros Artigos Recomendados