Cerveira prepara "Grande Rota do Cervo" para dar a conhecer "Interior inacessível"

O município de Vila Nova de Cerveira vai avançar com a criação de uma rede circular de trilhos pedestres, com uma extensão de cerca de 50 quilómetros, ligando as nove freguesias do Interior.

A "Grande Rota do Cervo" é um projeto apresentado ao Orçamento Participativo por João Cunha e que, uma vez vencedor, será integrado no Orçamento do município para 2018, com um valor de 92 mil euros.

João Cunha é praticante de trail e desde há muito que sonhava com uma rede de trilhos capaz de dar a conhecer o "Interior inacessível". O Orçamento Participativo abriu-lhe a oportunidade para desbravar caminho e ver executada a "Grande Rota do Cervo", ou do veado, símbolo de Cerveira.

Foi no ponto mais alto do monte do Crasto, na Serra da Gávea, junto à emblemática escultura em ferro de "O Cervo", de José Rodrigues, por onde vai passar um dos percursos, que João Cunha explicou que a Grande Rota integra "nove percursos, entre os 5 e os 15 quilómetros, grande parte com um grau de dificuldade fácil, embora alguns sejam de dificuldade moderada".

Habituado a explorar o terreno durante as regulares incursões pelos montes e serras do concelho, João Cunha promete "moinhos, quedas de água, linhas de água, aquedutos, pontes de interesse religioso como capelas, cruzeiro, pelourinhos, alminhas, tudo o que antigo, natural e que está um pouco esquecido" ao longo do percurso.

"O facto de descobrir encantos naturais quase semanalmente, nos treinos e nas minhas corridas, despertou-me para a necessidade de dar às pessoas a oportunidade de terem acesso organizado a este património, além de promover as freguesias que estão no interior do concelho", justificou o autor da proposta vencedora do Orçamento Participativo.

O projeto contempla a criação de "um conjunto de equipamentos de apoio ao pedestrianista permitindo, por um lado, uma maior segurança e orientação, e por outro lado, constituindo-se como uma mais-valia para o turismo cultural, ambiental, histórico e religioso, mas sobretudo para o turismo de natureza, assumindo uma importante função de promoção e de animação rural".

Além dos nove trilhos pedestres, totalizando 52 quilómetros, o projeto da "Grande Rota do Cervo" contempla a criação de uma aplicação para telemóveis que "funcionará como um guião, para que o utilizador possa saber onde começa e onde termina a Rota, consultar pontos de interesse identificados, com a história de cada um deles, contactos de táxis e outros meios de transporte, hotéis, restaurantes, etc".

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de