PAN quer acabar com beatas nas ruas de Lisboa

O Partido das Pessoas, dos Animais e da Natureza vai apresentar à Assembleia Municipal de Lisboa duas ações e alerta para a toxicidade e os perigos de deitar beatas para o chão.

O grupo municipal do PAN vai apresentar na Assembleia Municipal de Lisboa, no dia 14 de maio, uma Recomendação e uma Moção sobre o impacto ambiental de deitar beatas de cigarros para o chão, bem como esclarecimento sobre a sua separação, classificação e tratamento.

Numa nota enviada à comunicação social, a deputada municipal do partido em Lisboa, Inês de Sousa Real, enumera os diversos perigos que as beatas podem causar, como o facto de ser "leve e móvel" é facilmente "transportada pelo vento ou chuva e acaba por contaminar os solos, os mares e todos os organismos vivos e ecossistemas que com ela tenham contacto."

Chama à atenção o perigo junto das crianças, que há "relatos de crianças que ingerem filtros de cigarro que apanham nos parques."

Quanto aos dois elementos que vão ser apresentados na Assembleia Municipal de Lisboa, a Recomendação vai consistir na realização de uma campanha de sensibilização em todas as freguesias de Lisboa, a fim de alertar para o perigo ambiental e de saúde pública que acontece quando uma beata é deitada para o chão. O partido propõe também a criação de um órgão de fiscalização focado a poluição nas ruas, pretendem também "equipar" a cidade com coletores específicos para os filtros de cigarros e o reforço de caixotes do lixo que incluam cinzeiro.

A Moção visa realizar um estudo sobre os filtros de cigarros com o objetivo de o classificar relativamente à sua perigosidade, posteriormente com base nesses dados será feito uma avaliação de procedimentos para uma recolha e tratamento mais adequado e sustentável. À semelhança da Recomendação, será proposta a instalação de depósitos exclusivos para cigarros, a criação de campanhas de sensibilização e educação. Por fim, haverá um apelo à indústria tabaqueira para que considerem materiais alternativos, menos nocivos, para a composição do filtro.

Patrocinado

Apoio de

Patrocinado

Apoio de