Agência Portuguesa do Ambiente

Pode chover lama este sábado. Autoridades alertam para fraca qualidade do ar

Ar vindo do Norte de África está a afetar Portugal. Chuva prevista para sábado pode trazer "chuvas de lama".

A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) alerta que o território de Portugal continental está sob a influência de uma massa de ar proveniente do Norte de África "com maior expressão entre as regiões do Algarve e Lisboa".

Além do alerta publicado no site da APA durante esta sexta-feira mas só agora noticiado, a agência tutelada pelo governo constata que já ontem, quinta-feira, registaram-se "níveis elevados de partículas inaláveis", levando a que se falar numa fraca qualidade do ar.

Prevendo a continuação do fenómeno anterior esta sexta-feira e sábado, a APA acrescenta que se estenderá "a todo o território continental antecipando-se uma situação de fraca qualidade do ar que em caso de ocorrência de precipitação poderá dar origem às denominadas 'chuvas de lama'", expressão usada pela agência.

A previsão atualizada do IPMA não previa chuva para esta sexta-feira, mas já prevê chuva no sábado para todos os distritos abaixo de Aveiro.

A Agência Portuguesa do Ambiente detalha que "este poluente tem efeitos na saúde humana, principalmente na população mais sensível, crianças e idosos, cujos cuidados de saúde devem ser redobrados durante a ocorrência destas situações, devendo ser seguidas as recomendações específicas da Direção-Geral de Saúde" (DGS)".

  COMENTÁRIOS