Passagem de ano vai ser quentinha

As temperaturas no fim de ano irão variar pouco do dia para a noite. Até lá ainda chove.

O ano vai acabar com temperaturas mínimas a rondar os 15ºC e máximas de 17ºC.

A seis dias de terminar 2015, as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) apontam para uma noite de passagem de ano "relativamente quente", disse à TSF a meteorologista Paula Leitão.

"Não haverá grande oscilação de temperatura" nos dias e noites de 31 dezembro e 1 de janeiro.

Porém, os próximos dias serão de alguma instabilidade, com a queda de chuva e neve.

"A próxima semana vai ter o tempo sempre a mudar", esclareceu a meteorologista. Nas regiões do norte e centro "é mais provável que ocorra chuva com alguma persistência". Já nas regiões do sul "também vai ocorrer alguma precipitação, mas menos frequente".

"A partir de domingo (dia 27) ao anoitecer poderá haver alguns flocos de neve na Serra da Estrela" e haverá "chuva moderada no litoral centro e sul".

Na 2ª feira (dia 28), a partir da tarde, desce a temperatura mas os termómetros voltam a subir no dia 29, quando já "haverá pouca precipitação".

"A partir de dia 1 na região sul, é pouco provável que venha a chover", adiantou a meteorologista.

Mês quente porquê?

Segundo a meteorologista, em novembro e dezembro, as temperaturas estiveram "quase sempre ligeiramente acima do valor médio para esta altura do ano". Esta situação ficou a dever-se à persistência de um "anticiclone que não permitiu precipitação" e que fez com que a massa de ar tivesse sido "sempre relativamente quente".

No entanto, a meteorologista lembra que o cenário pode inverter-se. "Entrámos agora no inverno e ainda temos pelo menos 2 meses que normalmente são bastante frios e com bastante precipitação".

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de