Anúncio do Nobel da Literatura adiado

Há muitos anos que não acontecia um adiamento desta natureza. Habitualmente, o Nobel da Literatura é atribuído na mesma semana dos outros prémios.

O anúncio do laureado deste ano deverá ser adiado por uma a duas semanas. Tradicionalmente, o Prémio é dado a conhecer ao mundo na semana dos Nobel, quase sempre à quinta-feira.

O porta-voz da Academia justifica o adiamento com o calendário dos 18 membros do júri para os quatro encontros necessários para a escolha do premiado, encontros que estariam este ano agendados uma semana mais tarde do que é costume.

Os comentadores literários suecos "torcem o nariz" e adiantam duas hipóteses para o invulgar atraso.

A primeira é a possibilidade de o premiado deste ano ser um autor especialmente controverso, não conseguindo os 18 membros da Academia de Literatura chegar a um acordo sobre a escolha final do laureado.

A segunda possibilidade é a de uma contenda entre os membros da Academia sobre o continente de origem ou o sexo da pessoa a premiar, na sequência das discussões sobre se deve acabar ou não a preferência histórica da Academia sueca por autores masculinos de países ocidentais.

Outras Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de