Arriscou a vida para salvar o cavalo nos incêndios de outubro

"15 memórias do fogo" é o nome da websérie que conta, na primeira pessoa, as histórias de quem viveu os incêndios de 15 de outubro. A TSF vai transmitir os episódios nos próximos dias

O fogo vinha longe, assolava as aldeias da zona mas parecia tudo controlado. Passado poucos minutos tudo mudou. "Estávamos a olhar para a serra toda a arder e de repente começámos a sentir o cheiro a fumo. Em dez minutos já estava o fogo perto das casas", recorda Hélder, que vivia na casa dos avós em Vale de Moinho.

A avó estava a dormir, mas a aproximação das chamas fez o jovem agir. Os avós fugiram e Hélder resolveu arriscar a vida para garantir a sobrevivência do cavalo.

Tentou fugir sem êxito e voltou atrás. Abrigou-se no terreno de um vizinho, depois numa garagem. O "medo" do animal era visível, assim como o dos residentes da aldeia que estava a ser destruída pelo fogo.

Quando as chamas acalmaram, Hélder regressou para perto dos avôs e ouviu o que mais temia. "O meu avô disse-me: ficámos sem casa, sem carrinha, ficámos sem nada".

A noite foi passada num colchão para acalmar o cavalo. "Se eu saísse dali ele destruía tudo e se eu estivesse lá, no colchão, ele dormia", conta.

"Os meus avós ficaram um bocado abalados, um homem com 77 anos e uma mulher com 75 pouparam a vida toda para ficarem sem nada, nunca mais vai voltar a ser o mesmo, já não são as coisas deles. É erguer a cabeça e continuar, voltar a reconstruir, queria ver se os meus avós ainda voltavam".

Hélder, de 24 anos, é o protagonista do terceiro episódio das "15 memórias do fogo" , o projeto da autoria de Tiago Cerveira e de Rodrigo Oliveira, ambos beirões, que foi realizado sem qualquer apoio. O objetivo dos autores é não deixar que o país esqueça a tragédia e também dar voz aos afetados pelos incêndios de 15 de outubro 2017.

VEJA AQUI OS EPISÓDIOS ANTERIORES

Outras Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de