Contactado pela TSF, o presidente da Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas confirmou que as Finanças transferiram o valor na totalidade: 428 euros a cada aluno.
Corpo do artigo
Depois de terem sido atribuídas há seis meses, a primeira tranche das bolsas de mérito no ensino secundário foi paga pelo Ministério das Finanças. O Governo tinha alegado dificuldades técnicas e chegou a ser colocada a hipótese de ser transferida apenas metade do valor da primeira tranche, ou seja, 214 euros.
Contactado pela TSF, o presidente da Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas confirmou que as Finanças transferiram o valor na totalidade: 428 euros a cada aluno.
Filinto Lima fica satisfeito e lembra que este dinheiro faz muita falta aos estudantes mais carenciados.
"Nós temos conhecimento que a primeira tranche das bolsas de mérito já foi disponibilizada às escolas e estas escolas de imediato procederam à transferência destas verbas para alunos que nós sabemos que são alunos carenciados e que aproveitam estas verbas para comprar livros, para comprar mobiliário para melhorar as suas condições de trabalho lá em casa e para outro tipo de situações, sobretudo para melhorar a sua performance na educação."
As bolsas de mérito representam um investimento de mais de 19 milhões de euros este ano letivo e chegam a cerca de 18 mil alunos. Cada aluno recebe no total 1070 euros em três tranches.
Filinto Lima apela agora que a segunda tranche não sofra também atrasos.
"O que nós queríamos é que a próxima tranche fosse disponibilizada o mais rapidamente possível e nem queria ouvir falar neste caso concreto em cativações. Era ridículo se a próxima tranche viesse cativada, porque parece ser um instrumento que o nosso ministro das Finanças usa frequentemente, mas que não deve usar na ação social escolar. Eu penso que nas próximas semanas é muito possível que o ministério das Finanças faculte às escolas esse dinheiro e as escolas rapidamente, de um dia para o outro, colocam-no na conta bancária dos pais dos nossos alunos."
As bolsas de mérito no ensino secundário são atribuídas aos alunos abrangidos pela Ação Social Escolar que conseguiram média, no ano anterior, igual ou superior a 14 valores.