Já foi apresentado o esboço de acordo na Cimeira do Clima em Paris. Francisco Ferreira, da delegação portuguesa, diz que o texto reduz a incerteza sobre as negociações, mas ainda deixa muitas questões em aberto.
Corpo do artigo
O presidente da Conferência das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas (COP21), o ministro dos Negócios Estrangeiros francês, apresentou hoje o primeiro esboço de acordo sobre redução de emissões, elaborado pelos 14 ministros que moderam as negociações.
O documento, de 29 páginas, "reduz bastante a incerteza em relação ao futuro das negociações", disse à TSF Francisco Ferreira, representante da delegação portuguesa.
Segundo o investigador do Centro de Pesquisa Ambiental da Universidade Nova, "há um ênfase em apontar para um objetivo de longo prazo em que o planeta não aumente mais do que 1,5 graus Celsius em relação à era pré-industrial".
Francisco Ferreira nota também evolução nas questões do financiamento, responsabilidades e nível de exigência que os países terão.
Contudo, o ambientalista português sublinha que "ainda há muitas questões em aberto" e que mostram incerteza sobre o desfecho das negociações.
"Podemos ter, honestamente, um enorme sucesso ou um acordo muito minimalista só para se ter atingido aqui um consenso que nos obrigará a ficar longe dos objetivos que o planeta requer em termos de emissões".
O ministro francês dos negócios estrangeiros, Laurent Fabius reconheceu que o esboço continua a não resolver os três principais pontos de discórdia na negociação: a diferenciação entre países ricos e pobres no que respeita a assumir responsabilidades de redução de emissões de gases com efeito de estufa (GEE), a ambição do futuro acordo e a transferência financeira para a mitigação e adaptação às alterações climáticas nos países em desenvolvimento.
"Temos feito progressos, mas ainda nos falta muito trabalho nas próximas 48 horas", disse o presidente da COP21.
"Esperam-nos duas longas noites de trabalho", reconheceu Laurent Fabius, desejando que na sexta-feira de manhã exista "um acordo legalmente vinculativo, ambicioso e equilibrado" para ser aprovado na parte da tarde.