Atrasos na chegada de refugiados preocupam organizações humanitárias

Portugal diz estar pronto para receber a primeira centena dos cerca de quatro mil e quinhentos refugiados com que se comprometeu junto da Comissão Europeia, mas o adiamento da chegada preocupa as entidades que estão a preparar a vinda dos imigrantes.

Está tudo pronto, mas as pessoas não chegam. O lamento vem da presidente do Conselho Português para os Refugiados, que diz estar preocupada com o atraso na chegada a Portugal do primeiro grupo de imigrantes.

“A tramitação [dos processos dos refugiados] é demasiado lenta" lamenta Teresa Tito de Morais

00:0000:00

Teresa Tito de Morais diz que as organizações nacionais estão há dois meses à espera destas 100 pessoas que se encontram em centros na Itália à espera que seja feita a triagem para depois poderem viajar para Portugal. "A tramitação é demasiado lenta" lamenta Teresa Tito de Morais que afirma ainda que "Parece que a Europa continua mais preocupada com a expulsão dos migrantes do que com o acolhimento" dessas pessoas.

Rui Marques lamenta que em toda a Europa, um mês depois da decisão de acolher 170 mil refugiados "espantosamente [...] ainda só foram recolocados uma escassa centena de refugiados. Isto é lamentável"

00:0000:00

Sobre a chegada do primeiro grupo de imigrantes, a TSF escutou ainda o presidente da Plataforma de Apoio aos Refugiados. Rui Marques nota que o tempo passa e que "lamentavelmente" a Europa não consegue fazer aquilo com que se comprometeu. O responsável afirma que os cidadãos europeus não conseguem compreender "a total incompetência e incapacidade europeia para assumir as suas decisões".

Rui Marques lamenta que em toda a Europa, um mês depois da decisão de acolher 170 mil refugiados "espatosamente [...] ainda só foram recolocados uma escassa centena de refugiados. Isto é lamentável".

Rui Marques vai encontrar-se com Cavaco Silva esta quinta-feira. Ao Presidente, o Conselho Português para os Refugiados vai transmitir essa mesma preocupação.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de