Terra continua a deslizar nas traseiras da Damasceno Monteiro, em Lisboa

Proteção Civil está no terreno a tentar perceber se há ou não condições para os moradores afetados pelo deslizamento de terras poderem voltar a casa. 27 pessoas tiveram de ser retiradas dos prédios.

Seis horas depois da queda de um muro que levou à retirada de 27 pessoas de edifícios na Rua Damasceno Monteiro, em Lisboa, continuam a verificar-se pequenos deslizamentos de terra no local.

Parte do muro do condomínio Vila da Graça, no bairro Estrela d'Oiro, em Lisboa, ruiu pelas 05:40, provocando um deslizamento de terras para as traseiras de quatro edifícios da Rua Damasceno Monteiro (dos números 104 ao 110).

Ouvido pela agência Lusa, o vereador da Proteção Civil na Câmara de Lisboa, Carlos Castro explicou que se trata de "pequenas largadas de areia" e reconheceu que o muro terá de ser reconstruído.

Carlos Castro dá conta de "pequenas largadas de areia"

00:0000:00

Devido ao aluimento de terras, as autoridades retiraram 27 pessoas de quatro edifícios, tendo havido um ferido ligeiro - um homem que sofreu algumas escoriações.

O trânsito mantém-se cortado em toda a rua. A eletricidade, a água e o gás dos quatro prédios (com quatro pisos, entre rés-do-chão e terceiro andar) também foram já cortados.

As autoridades estão, entretanto, a fazer uma "análise técnica" aos edifícios afetados pelo deslizamento de terras, para verificar se há condições para o regresso dos moradores às casas, explicou o vereador da Proteção Civil.

Ouvido pela TSF, Carlos Castro, vereador da Proteção Civil na Câmara de Lisboa, explicou que a prioridade é avaliar a situação dos edifícios da Rua Damasceno Monteiro. O vereador adianta que, caso não existam condições para as pessoas regressarem aos edifícios, as mesmas serão acompanhadas pelos serviços da câmara até que tal seja possível.

Carlos Castro explica o processo de avaliação e medidas que vão ser tomadas

00:0000:00

No local, a TSF ouviu Helena e João Santana, um casal de moradores, que não ganhou para o susto.

Casal de moradores, Helena e João, contam á TSF o susto que apanharam

00:0000:00

Outro dos moradores, Sérgio Cid, disse que há algum tempo que os habitantes têm alertado para o risco de desabamento de terras, junto aos edifícios. Ouvido depois no local, o vereador da Proteção Civil na câmara lisboeta não respondeu.

Sérgio Cid, um dos moradores, fala sobre as cartas sem resposta

00:0000:00

No local, estão viaturas dos Sapadores Bombeiros, uma ambulância do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), elementos da Proteção Civil e da Polícia Municipal.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de