Avelar: Uma onda de solidariedade para ajudar a combater as chamas

Em Avelar, freguesia do concelho de Ansião, o campo de futebol do Atlético Clube Avelarense serve de abrigo a dezenas de pessoas que fugiram das chamas.

Dezenas de litros de água a serem transportados por voluntários, refeições preparadas na cozinha do clube de futebol da terra, perguntas por parte das assistentes sociais e muitas dúvidas acerca da propagação das chamas e do paradeiro de amigos e familiares.

Em Avelar, no parque de jogos do Atlético Clube Avelarense - onde muitas dezenas de pessoas pernoitaram após terem fugido da força das chamas -, o cenário é de ansiedade, algum receio, mas também de muito trabalho e muita solidariedade por parte dos habitantes da freguesia do concelho de Ansião.

"É uma verdadeira onda de solidariedade. Estamos aqui até ser preciso", conta à TSF Fernando Inácio, presidente do clube de futebol e um dos responsáveis por organizar os populares no apoio a habitantes de Pedrogão Grande ou Figueiró dos Vinhos, concelhos bastante fustigados pelo incêndio.

Aquiles Santos, um dos habitantes de Figueiró dos Vinhos que passou a noite em Avelar, conta que acabou por pernoitar no local depois de ter saído de casa "por uma questão de precaução". Após sair ainda tentou voltar, mas estrada já estava cortada: "Já não consegui. Liguei para lá há bocado e estava tudo ardido. A minha casa não, mas o resto à volta está tudo ardido", diz.

A caminho de Pedrogão Grande estão alguns assistentes sociais e psicólogos da Segurança Social que ficaram retidos em Avelar, onde a estrada IC-8 - que liga Pombal a Pedrogão Grande - ainda se encontrava cortada.

"Vamos tentar agora prosseguir, outra vez", diz, já de saída, uma das psicólogas.

No apoio aos que largaram tudo e seguiram até Avelar está também Rui Rocha, presidente da Câmara de Ansião: "Cerca de 200 pessoas passaram aqui a noite, boa parte na rua a aguardar por informações, e cerca de 50 nos vários locais que disponibilizámos para poderem descansar", conta.

Sem qualquer previsão sobre o tempo que irão permanecer, dezenas de habitantes de Avelar permanecem nas instalações do clube de futebol, que, além da cozinha, balneários ou saladas de reuniões, disponibiliza também o bar onde se ouvem as últimas notícias na rádio e na televisão.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de