Bomba já foi detonada ao largo da Nazaré

A bomba que foi "pescada" esta manhã por um arrastão da Nazaré já foi detonada pela Armada, a 23 metros de profundidade.

O Comandante Gomes Agostinho, do Porto da Nazaré, adianta na TSF que "a operação correu bem" numa "zona de areia a 23 metros de profundidade", apesar da condições de mar terem piorado ao longo da tarde.

Reportagem na Nazaré de Cláudio Garcia

00:0000:00

Os mergulhadores da marinha vão ainda fazer um novo mergulho para confirmarem as condições no fundo do mar.

Uma bomba em elevado estado de corrosão foi recolhida esta segunda-feira por uma embarcação de pesca, ao largo da Nazaré, e transportada para o porto local, que se encontra isolado num raio de 300 metros, divulgou a capitania.

De acordo com o capitão do Porto da Nazaré, Lourenço Gorricho, "tudo indica que se trata de uma bomba tipo avião, que deverá ter cerca de 202 quilos de H6, um explosivo equivalente a 600 quilos de TNT [trinitrotolueno]".

A bomba foi 'pescada' pelo arrastão "Mar Salgado", quando a embarcação "se encontrava na faina ao largo da Nazaré", e foi, segundo a mesma fonte, transportada para o Porto da Nazaré, que "foi isolado, com um perímetro de segurança de cerca de 300 metros". Segundo o comandante Gorricho, a bomba terá sido recolhida na rede da embarcação depois das 09:00, tendo o primeiro alerta sido dado às 09:20. A bomba encontra-se no porto desde as 10:00.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de