O Comandante Gomes Agostinho, do Porto da Nazaré, adianta na TSF que "a operação correu bem" numa "zona de areia a 23 metros de profundidade", apesar da condições de mar terem piorado ao longo da tarde.
Reportagem na Nazaré de Cláudio Garcia
Os mergulhadores da marinha vão ainda fazer um novo mergulho para confirmarem as condições no fundo do mar.
Uma bomba em elevado estado de corrosão foi recolhida esta segunda-feira por uma embarcação de pesca, ao largo da Nazaré, e transportada para o porto local, que se encontra isolado num raio de 300 metros, divulgou a capitania.
De acordo com o capitão do Porto da Nazaré, Lourenço Gorricho, "tudo indica que se trata de uma bomba tipo avião, que deverá ter cerca de 202 quilos de H6, um explosivo equivalente a 600 quilos de TNT [trinitrotolueno]".
A bomba foi 'pescada' pelo arrastão "Mar Salgado", quando a embarcação "se encontrava na faina ao largo da Nazaré", e foi, segundo a mesma fonte, transportada para o Porto da Nazaré, que "foi isolado, com um perímetro de segurança de cerca de 300 metros". Segundo o comandante Gorricho, a bomba terá sido recolhida na rede da embarcação depois das 09:00, tendo o primeiro alerta sido dado às 09:20. A bomba encontra-se no porto desde as 10:00.
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias