Botijas, lume e cobertores são os aliados dos transmontanos para combater o frio

É assim que os transmontanos combatem as temperaturas negativas que não largam a região. Já estão também preparados para a vaga de frio que se anuncia a partir de quarta-feira.

Na aldeia de Gimonde, a cerca de 7 quilómetros de Bragança, o rio já congelou, diz Bernardete Choupina de 62 anos. "Já congelou e vai voltar a congelar se vier tanto frio como anunciam".

A reportagem de Afonso de Sousa em Trás-os-Montes, onde o frio que se avizinha promete congelar o rio

00:0000:00

As temperaturas negativas e a geada não têm largado a povoação desde dezembro. António Alves já teve que por sal em frente a casa. "Já sim senhor, para não escorregar, a geada é muita". António acrescenta que o gelo arrefece bem mais do que se nevasse como antes. " Se nevasse ficava mais quente, agora com o gelo é bem mais frio". Diz também que de noite já pôs mais uns cobertores na cama. " tem que ser", conclui resignado.

Já para Bernardete Choupina as neves da infância não lhe trazem grandes recordações. "Lembra-me, era eu uma moça, veio assim uma neve que lhe chamavam a furaqueira que entrava pelas casas. Não tinham forro e a neve caía em cima das camas. Tinha-mos que nos levantar e sacudi-la, (risos)".

Sentada à entrada da porta a apanhar o sol da manhã está Conceição de Jesus. Tem 92 anos. Não se tem visto nada bem com do frio. " De manhã levanto-me e acendo logo o lume, aqueço as mãos e só depois é que me vou lavar". De noite, Conceição confessa que dorme com uma companhia bem quentinha, "durmo com uma botija de água quente e aqueço bem. Também tenho muitos cobertores".

Mesmo com temperaturas negativas, geada e frio quanto baste, os transmontanos continuam a dizer que é normal para a época. O dia 1 de janeiro registou a mais baixa do ano com 7 graus negativos, em Bragança e nem a anunciada vaga de frio deverá fazer descer os termómetros ao record de 16 negativos registados em meados do século passado em Miranda do Douro.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de