O Instituto da Segurança Social vai reabrir o Centro de Contacto telefónico (call center) que foi encerrado em 2012, em Castelo Branco.
De acordo com informações adiantadas à TSF pelo Ministério do Trabalho, Solidariedade e da Segurança Social, esta segunda-feira é lançado o concurso público para entregar a privados a gestão do call center, que será responsável pela primeira linha de atendimento.
A empresa que ganhar este concurso vai ser responsável por criar um mecanismo de atendimento automático, para as respostas mais diretas e imediatas, e assegurar a triagem dos restantes contactos, sejam eles telefónicos ou por correio eletrónico.
Rui Fiolhais, presidente do Instituto da Segurança Social, explicou na Manhã TSF, que será possível duplicar a capacidade de atendimento até às 12 mil pessoas por dia, e aliviar os centros distritais que ficaram responsáveis pelo atendimento depois do fecho do call center de Castelo Branco, em 2012.
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias
Ouça a entrevista na íntegra a Rui Fiolhais, presidente do Instituto de Segurança Social
Segundo informações recolhidas pela TSF junto do governo, serão criados 150 postos de trabalho, e o caderno de encargos estabelece que pelo menos 90% sejam contratados sem termo.
O presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco acredita no reforço de um cluster económico do distrito, nesta área e compromete-se a ceder instalações para o funcionamento da empresa vencedora do concurso.
Entrevista ao presidente da Câmara de castelo Branco, Luis Correia
O mesmo documento estabelece a obrigação de reforço dos funcionários, sempre que sejam adotadas medidas excecionais e em períodos de maior procura dos serviços.
O Sindicato dos Trabalhadores das Funções Públicas e Sociais tem dúvidas sobre a reabertura do call center da Segurança Social, em Castelo Branco. Ouvido sobre o tema pela TSF, o sindicalista Sebastião Santana lembra que o centro de atendimento não resolve o problema de fundo, de falta de funcionários na segurança social.
Sebastião Santana diz que medida não resolve problema de fundo
A reabertura do Centro de Contacto da Segurança Social, em Castelo Branco, integra, segundo o Ministério do Trabalho, da Solidariedade e da Segurança Social, o Plano Estratégico de Atendimento que o governo quer ver aplicado ao longo deste ano.