Calor vai manter-se pelo menos mais uma semana

Calor, baixa humidade do ar e vento forte vão agravar risco de incêndio.

As temperaturas vão atingir valores acima dos 30 graus na quinta e sexta-feira em quase todo o país, o que, aliado à intensificação do vento a partir de sexta-feira, agravará significativamente o risco de incêndios florestais.

Além das temperaturas com valores muito acima dos valores normais para a época e da intensificação do vento, vão registar-se também valores baixos de humidade no ar, alerta o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

"Estas condições meteorológicas, a par de uma situação de seca extrema ou severa e valores extremos de secura dos combustíveis florestais irão agravar significativamente o risco de propagação de incêndios florestais, prevendo-se um número elevado de concelhos nas classes de risco de incêndio elevado a máximo", acrescenta o IPMA em comunicado.

Galiza prolonga até 12 de novembro dispositivo de combate

Também devido às previsões meteorológicas para os próximos dias, o governo regional da Galiza vai prolongar até 12 de novembro o dispositivo de combate aos incêndios florestais.

O anúncio foi feito pela responsável do Meio Rural, Ángeles Vásquez, durante uma visita para supervisionar, juntamente com a responsável da pasta do Mar, Rosa Quintana, os trabalhos de inspeção para o desenvolvimento de ações que evitem que as cinzas dos incêndios sejam arrastadas para os bancos marisqueiros de Ventosela, em Redondela, Pontevedra.

A responsável autonómica do Meio Rural explicou que nos últimos dias se avaliou a hipótese de prorrogar a operação, como se fez antes da onda de incêndios de meados de outubro, devido às previsões de tempo seco e soalheiro.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de