Numa franja do parque Natural da Peneda-Gerês, as práticas comunitárias ainda resistem na aldeia de Fafião, no concelho de Montalegre.
Na fronteira entre o Minho e Trás-os-Montes, a 15 quilómetros das Termas do Gerês, aquele povoado do Baixo Barroso conservas símbolos do passado vivido em comunidade. O reconstruído lagar da aldeia, os marcos da pastorícia coletiva e o bem preservado fojo dos lobos ilustram a vivência de outros tempos.
O fojo dos lobos era uma armadilha de graníticas paredes convergentes que culminava num poço dissimulado por urzes. Nesse fosso caíam os lobos, encurralados na sequência das batidas organizadas pela população, regra geral no tempo invernoso, quando as alcateias rondavam a povoação.
Ora, Fojo dos Lobos é o nome do restaurante onde se pode saciar o apetite, após revigorantes caminhadas pelas deslumbrantes redondezas ou uns mergulhos nas lagoas naturais.
TSF à Mesa - Carnes de Barroso em aldeia comunitária
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias
No início, já lá vão mais de duas décadas, era uma sala no andar superior do café da aldeia. A clientela foi aumentando e obrigou à expansão para um espaço novo, construído de raiz no topo da aldeia.
A panorâmica é mais-valia de um espaço desafogado, paredes em branco, pé direito alto, teto e travejamento em madeira. Ao fundo, um balcão a toda a largura da sala; ao lado, a cozinha, espaçosa e moderna.
Ali, pelas mãos de Maria de Fátima Fernandes são trabalhados os bons produtos locais, em particular as carnes de Barroso, que deram o mote para mais um dos fins de semana gastronómicos promovidos pela Turismo do Porto e Norte de Portugal.
As entradas, produtos regionais de qualidade, são irresistível apelo à gula, um hino aos bons sabores locais: salpicão, alheira e chouriça de sangue assadas, um trio que dispensa as corriqueiras pataniscas. O pão de centeio é complemento ideal.
O prato de resistência foi a tradicional posta de vitela dos lameiros do Barroso, grelhada no ponto. Azeite e alho deram mais sabor a uma carne macia e suculenta acompanhada com a famosa batata de Montalegre assada.
As batatas fritas não constam dos acompanhamentos dos pratos diários deste restaurante -- vitela assada, bife e costeleta - que emparceiram com as sugestões quotidianas a preço económico.
Feijoada transmontana; massa com carne de vitela; jardineira; carne grelhada com arroz de feijão são algumas dessas propostas.
Na época, há chanfana; por encomenda, javali e o cabrito assado é uma das especialidades da casa.
Outra, mediante encomenda, o bacalhau. Frito, com cebolada, coberto com maionese e gomos de maçã. Vai ao forno e é servido com puré de maçã.
Nas sobremesas, há rabanadas com vinho tinto; aletria; pudim; e formigos, um doce tradicional que leva pão, açúcar, canela, amêndoa e vinho do Porto.
Garrafeira limitada. Serviço eficiente e simpático. Sem alcateias por perto, o Fojo dos Lobos é lugar seguro para saborear os bons produtos do Barroso. Em Fafião, no sudoeste do concelho de Montalegre.
Onde fica:
Localização: Fafião, Cabril (Montalegre)
Telef.: 253 658 495