O município de Braga inaugurou, recentemente, uma árvore alimentada exclusivamente a energia solar com tomadas para carregar telemóveis e fornecer internet gratuita.
O projeto "3B-Eco", da autoria de um grupo de alunos da Escola de Gualtar, em Braga, foi o vencedor da iniciativa "Parlamento Concelhio" em 2016, lançada pela Câmara local, que decidiu executá-lo e instalá-lo na Avenida Central.
A jornalista Liliana Costa foi conhecer este projeto inovador em Braga
Esta peça de mobiliário urbano é ainda composta por um banco de jardim, em formato de viola braguesa, que terá também um espaço para guardar livros, e que ficarão disponíveis para quem quiser passar o tempo enquanto carrega o telemóvel.
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias
Os alunos que nele participaram revelaram que as preocupações com a sustentabilidade ambiental marcaram o processo de desenvolvimento do projeto, que partiu da ideia de criar um espaço de partilha de livros em locais públicos, o designado "bookcrossing", um conceito que nasceu nos Estados Unidos.
Esta árvore solar, concretizada pela Câmara de Braga, foi desenvolvida por uma empresa portuguesa, que já tem trabalhado em projetos idênticos noutras cidades europeias.