Entre vulcões e foguetes, as crianças divertem-se nas férias de Natal

A Science4you organiza campos de férias para crianças dos 6 aos 12 anos. A TSF foi espreitar como os pequenos cientistas realizam as experiências científicas. Alerta: tem diversão à mistura.

Fazer um vulcão ou rebentar balões com a casca de uma laranja são algumas das experiências que as crianças dos 6 aos 12 anos podem fazer no campo de férias de Natal da Science4you. A TSF foi espreitar alguns jovens cientistas a realizá-las.

Aprender ciências não precisa de ser aborrecido. Que o diga Luísa, de 12 anos: "Eu gosto muito de ciências, é muito giro, gosto de fazer experiências e de aprender nas aulas teóricas", afirma muito entusiasmada.

No campo de férias de Natal da Science4you, uma empresa portuguesa que se dedica ao desenvolvimento e comercialização de brinquedos científicos e em atividades com esse cariz, estão perto de 30 crianças, divididas em dois grupos: dos seis aos oito anos - os mais pequenos - e dos nove aos 12 anos - os mais velhos.

No Parque das Nações, junto à Marina, as crianças dirigem-se para as respetivas salas. A dos mais pequenos, a sala Einstein; dos maiores, a sala Newton.

O dia começa com muitas curiosidades: na sala dos mais velhos, os cientistas estão a construir um sistema solar. Luísa ficou com o planeta Terra e Diogo, de 12 anos, com o planeta Mercúrio. Atentos às medidas e às cores, as crianças estão empenhadas em representar fielmente o que foi pedido.

Ana Vinhas, uma das animadoras na sala Einstein, lança um desafio: rebentar um balão com a casca de uma laranja. Todos se juntam à volta da mesa grande das experiências e falam sobre o que vão fazer a seguir. Os balões rebentam e, depois da experiência, a animadora explica a parte teórica: "Tentamos explicar porque é que aquilo aconteceu e fazer um resumo sobre isso. Depois fazemos perguntas sobre o que aconteceu e eles normalmente costumam perceber bem [a experiência]."

Depois da experiência, a recompensa

O macaquinho do chinês é a brincadeira eleita pelos mais pequenos para o intervalo. Depois do lanche da manhã, nada melhor do que gastar as energias e aquecer o corpo para depois voltar às experiências.

A animação é o denominador comum de cada sala. Na dos mais pequenos - a sala Newton -, Constança, de oito anos, fica admirada como o microfone da TSF consegue gravar a voz.

Após terem feito porta-chaves com barro, é a vez de projetar foguetões na sala. Afonso, de nove anos, já tinha feito esta experiência, mas não se importa de repetir. Os ingredientes começam a ser distribuídos: um pequeno copo, uma tira de papel, cinco mililitros de água e dois pozinhos "mágicos". A experiência começa a ser feita.

Em contagem decrescente, viram-se os copos ao contrário e estes projetam-se no ar. Foram lançados os foguetões. "[As crianças] querem saber, querem perceber coisas que até às vezes é impossível explicar devido à idade deles, mas a curiosidade descreve, sem dúvida, as crianças de hoje em dia", afirma Ana Silva, animadora dos mais pequenos. E continua, "se soubermos puxar pelo interesse deles, se virem que acontece uma coisa 'uau' como esta experiência [do foguetão], eles vêm perguntar o nome dos pós. No início não queriam saber, depois já vieram perguntar."

Patrícia Leal, coordenadora dos campos de férias da Science4you, refere que desde 2012, início destas atividades em tempo de férias, nunca tiveram tantas crianças no Natal: "Este ano está a ser uma grande surpresa, normalmente é no Natal que o campo de férias tem menos crianças, porque os pais tiram férias nesta altura, mas este ano temos mais crianças."

A ideia "é que [as crianças] ganhem o gosto pelo conhecimento e pela ciência, que percebam que não é uma coisa difícil e que consigam participar na escola com mais qualidade", afirma Patrícia Leal, explicando o objetivo da empresa.

Aprender ciências não precisa de ser aborrecido. A Science4you ainda tem atividades a partir da próxima segunda-feira e até dia 29 de dezembro e conta com algumas parcerias, entre elas o Museu do Benfica e o Lagoas Park. O preço das atividades é de 37 a 175 euros, dependendo dos dias selecionados.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de