Icarus Craft: o primeiro gira-discos a levar música para o espaço

Se a música é universal, este "gira-discos espacial" é a prova. O projeto da editora musical de Jack White quis distribuir sonoridades terrestres por entre as estrelas.

Durante mais de uma hora um disco de vinil interrompeu o grande vazio do espaço. Houve música terrestre a ecoar para os astros que a quisessem ouvir. Tudo graças ao Icarus Craft.

Era um desejo antigo de Jack White ser o primeiro a lançar um disco para o espaço. E agora, concretizou-se. A editora Third Man Records, fundada pelo músico, anunciou este sábado que lançou um gira-discos para fora da atmosfera terrestre.

O "gira-discos espacial" chama-se Icarus Craft e é um fonógrafo autocalibrado, concebido especialmente pelo engenheiro Kevin Carrico, para conseguir sobreviver ao espaço.

Lançado a partir da cidade de Marsing, no estado norte-americano do Idaho, o Icarus Craft chegou a sobrevoar a Terra a uma distância de 28 mil metros. O acontecimento foi filmado o tempo todo por quatro câmaras diferentes incorporadas no gira-discos.

Para poder tocar no espaço, o disco de vinil teve de ser banhado a ouro, de forma a garantir que as ranhuras não estavam em constante expansão e contração e mantinham as formas.

"À medida que subimos mais alto e a atmosfera se torna mais fina, a temperatura e o vácuo aumentam", explicou Kevin Carrico, "o vinil tem um ponto de fusão baixo e sem ar para arrefecer, podíamos acabar com um pedaço de plástico derretido, se o disco estivesse exposto ao sol por demasiado tempo".

O disco tocou durante 80 minutos até que a grande altitude a que se encontrava o balão que o transportava o fez rebentar e impeliu o gira-discos de volta para a Terra.

O tema escolhido para a viagem até ao espaço foi: "A Glorious Down", uma música que inclui o som do cientista americano Carl Sagan a descrever o universo, da autoria de Josh Boswell, também conhecido como melodysheep. O compositor é famoso por fazer misturas de discursos científicos com música eletrónica.

O projeto Icarus Craft levou quatro anos a ser concretizado. "O nosso principal propósito, desde o começo, foi injetar imaginação no discurso diário da música e dos amantes de vinil", disse Jack White. "Esperamos que ao atingir o nosso objetivo inspiremos outros a sonhar em grande e a começar a suas próprias missões, sejam elas quais forem".

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de