Tecnologia

"Conta-me Histórias." Xutos inspiram projeto premiado

Uma nova plataforma agregadora de notícias portuguesas recebeu um prémio no valor de 10 mil euros.

A plataforma "Conta-me Histórias" foi distinguida com o Prémio Arquivo.pt, atribuído a trabalhos inovadores de investigação ou aplicação de recursos preservados da Web, através dos serviços de pesquisa e acesso disponibilizados publicamente pelo Arquivo.pt .

Nesta plataforma em desenvolvimento, o utilizador pode pesquisar sobre qualquer tema e ainda executar alguns exemplos predefinidos. Como forma de garantir a pluralidade e diversidade de fontes de informação, esta são utilizadas 24 fontes de notícias eletrónicas, incluindo a TSF. Uma versão experimental (beta) do "Conta-me Histórias" está disponível aqui.

A plataforma foi desenvolvida por Ricardo Campos investigador do LIAAD do INESC TEC e docente do Instituto Politécnico de Tomar, Arian Pasquali e Vitor Mangaravite, também investigadores do LIAAD do INESC TEC, Alípio Jorge, coordenador do LIAAD do INESC TEC e docente na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, e Adam Jatwot docente da Universidade de Kyoto.

O nome "Conta-me Histórias" é uma homenagem à música dos Xutos & Pontapés de mesmo nome, contam, um meio para contar histórias ao utilizador, que, tal como diz a música, sejam relativas a algo que este "não viu ou do qual não se recorda."

  COMENTÁRIOS