Empresas

Empresa portuguesa lança "like", o urinol que não usa água

É um urinol ecológico, garante a empresa de Aveiro. Não obriga a descargas de água e não deita cheiros. A Sanindusa, a fabricante, chamou-lhe "Like".

O objetivo principal é poupar água e o momento eureka aconteceu quando os engenheiros da Sanindusa se lembraram de usar uma válvula e um anel desodorizante.

A válvula, composta por uma membrana selante, deixa escapar a urina em direção ao saneamento mas evita o retorno dos cheiros já que fecha, por vácuo, logo que o líquido deixa de passar. Para garantir que o utilizador não nota odores desconfortáveis, o anel desodorizante faz o resto do trabalho.

Quanto ao gasto de água, a Sanindusa afirma que o urinol "Like" funciona de forma higiénica sem que seja necessário proceder a qualquer descarga após as utilizações. A poupança no consumo fica garantida já que, segundo a empresa de Aveiro, esta só é utilizada pontualmente no processo de limpeza.

A Sanindusa admite que o "Like" requer alguma manutenção mas a fabricante acredita que os compradores ficarão a ganhar ao apostarem na poupança: "considerando uma utilização média de 3 válvulas por ano, este sistema poupa por ano entre 80.000 e 120.000 litros de água".