Mundo Digital

Samsung lança primeira TV 8K em Portugal. Mas e agora, onde estão os conteúdos?

Quem a partir de hoje for a uma grande loja de eletrónica já vai poder ficar de boca aberta a olhar para mais uma novidade tecnológica. A cortesia é da Samsung que foi a primeira a pôr à venda em Portugal os primeiros televisores 8K.

Numa altura em que ainda são muitas as casas onde nem se sonha com TVs de ultra alta definição (4K), a Samsung continua a sua marcha a todo o vapor em direção ao futuro, e põe à venda televisores para os quais não deve ser nada fácil encontrar filmes compatíveis com essa tecnologia.

São duas versões de um mesmo equipamento, a QLED 8K Q900 com, diz a Samsung, a Inteligência Artificial a contribuir para o upscaling, ou seja para a transformação de imagens em resoluções comuns atualmente em 8K. A Samsung argumenta que o 8K AI upscaling foi "desenhado para melhorar a qualidade de imagem e de som - seja qual for a qualidade ou o formato da fonte original - e assegurar uma qualidade 8K premium. Independentemente de o utilizador estar a ver o conteúdo através de um serviço de streaming, de uma set-top box, HDMI, USB ou mesmo de mobile mirroring".

Dito de outra forma, a Samsung garante qualidade "8K premium" mesmo num filme gravado com um telemóvel de 2016 em HD. A afirmação parece um exagero, mas sites como o PocketLint , que já testaram o televisor afirmam que o upscaling deste televisor "é excecional". Aliás, essa publicação diz mesmo a QLED 8K Q900 é a melhor TV HDR de sempre. O TechRadar também está convencidíssimo da qualidade do equipamento.

Nenhum destes televisores é barato, longe disso, e só quem tem salários a sério é que vai poder gabar-se aos amigos de que é tão rico que até tem uma televisão que está à frente da tecnologia de transmissão de imagens em quase todo o mundo.

A versão mais pequena tem um ecrã de 65 polegadas e custa cinco mil euros e a outra, de 85 polegadas, é mais cara do que alguns carros.

  COMENTÁRIOS