A falha de segurança nos dispositivos da Apple é uma espécie de "mensagem bomba" que não precisa de ser aberta para paralisar o sistema de iMessage, a aplicação de mensagens do iPhone. Depois de recebida, o aparelho desliga-se sozinho.
Relacionados
De acordo com a revista Forbes, a falha conhecida como ChaiOS, funciona quando o iPhone recebe uma iMessage com um URL, automaticamente acede online para gerar uma pequena imagem de pré-visualização. Quando os metadados forem em maior quantidade do que o normal, o iMessage bloqueia o iPhone imediatamente.
A falha foi divulgada por Abraham Masri, um engenheiro de softwares, no Twitter. O programador demonstrou o vírus no GitHub, um site onde se partilha o código fonte das aplicações.
Há duas semanas, a Apple confirmou que os seus sistemas e dispositivos iOS também estavam expostos a falhas de segurança em chips e que os aparelhos estavam, por isso, vulneráveis a hackers. "Todos os sistemas Mac e dispositivos iOS são afetados, mas neste momento não são conhecidas formas de explorar estas falhas que estejam a afetar clientes. Uma vez que explorar estas questões exige que uma aplicação maliciosa seja carregada no seu dispositivo Mac e iOS, recomendamos que apenas descarregue software de fontes confiáveis como a App Store", aconselhou a Apple.
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias
Este anúncio foi feito depois de os principais fabricantes de chips terem revelado que estas duas falhas deixam praticamente todos os dispositivos vulneráveis à ação de hackers. A Meltdown afeta apenas chips da Intel, enquanto a Spectre afeta quase todos os chips de computador feitos na última década.