A ESA - Agência Espacial Europeia - está agora dependente dos dados que possam ser enviados pelos orbiters da NASA.
Miguel Midões esteve na sede da Critical Software e assistiu ao nervosismo de quem fez software que agora está em Marte
Apesar de o dia não se ter mostrado ideal em Marte, com muitas poeiras, clima agreste e tempestade, tudo indica que a Schiaparelli vai "amartar" com sucesso. A sonda foi enviada com o orbiter TGO. À chegada a Marte, TGO e Schiaparelli separaram-se. O primeiro para entrar em órbita, o segundo para pousar no planeta.
Para se manter em órbita, o TGO teve de abrandar consideravelmente, cerca de cinco mil quilómetros por hora, e só nesta travagem gastou uma tonelada e meia de combustível.
A sonda agora enviada vai na frente da missão 2020, que levará o "Rover" até Marte, vai medir as condições de descida, medições do solo, temperaturas, entre outros. Um "batedor do terreno", com um software português, desenvolvido pela Critical Software. O controlo é feito remotamente, permitindo controlar a nave a partir da Terra.
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias