Será a ponte mais fina do mundo?

Uma ponte pedonal, inaugurada há pouco tempo em Ovar, tem uma laje com apenas 38 milímetros de espessura e pesa 3 toneladas. O coordenador do projeto garante que os custos de manutenção são muito reduzidos.

Joaquim Barros da Escola de Engenharia da Universidade do Minho diz que não conhece outra ponte como esta. O deque, que é atravessado pelos peões, tem apenas 38 milímetros de espessura, o que corresponde mais ou menos a dois dedos. A ponte instalada sobre o rio Cáster, em Ovar pesa 3 toneladas.

Joaquim Barros garante que a ponte é segura, "teve muitos ensaios, durante vários meses". A estrutura da ponte, sublinha o coordenador do projeto, não inclui apenas o deque. "A laje foi construída em micro betão reforçado com fibras. Esse deque está, por sua vez, apoiado em vigas de fibra de vidro", esclarece.

A ponte São Silvestre de 11 metros de comprimento combina vários materiais. Os autores do projeto evitaram, por exemplo, as armaduras de aço convencionais. Com isso evitam-se despesas de manutenção e baixa-se o preço da instalação.

Como as vantagens são evidentes, Joaquim Barros acredita que esta tecnologia, que resultou de uma parceria entre a Universidade do Minho, o Instituto Superior técnico e a empresa Alto, poderá ser exportada com alguma facilidade.

Recomendadas

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de