Ver para além das paredes? Cientistas russos garantem que sim

Esta "tecnologia permite detetar o movimento de pessoas, de animais e de materiais até 50 metros, dependendo do tamanho e espessura dos muros e barreiras", disse o responsável da empresa que inventou o protótipo.

A empresa sediada na Crimeia, EMIIA, pretende potenciar esta tecnologia na área da segurança, já que, dizem, consegue melhorar a performance dos atuais sensores de movimento, em alarmes.

Outra utilização possível: o aparelho pode ser instalado em aviões não tripulados e funcionar com deteção remota em função do movimento.

A tecnologia baseia-se nos estudos sobre o efeito Doppler - um fenómeno físico observado nas ondas quando emitidas ou refletidas por um objeto que está em movimento com relação ao observador.

Esta "tecnologia permite detetar o movimento de pessoas, de animais e de materiais até 50 metros, dependendo do tamanho e espessura dos muros e barreiras", disse Vladimir Starostin, responsável pela EMIIA.

A grande desvantagem da tecnologia, nesta altura, é a necessidade de utilizar dois computadores e um scanner, mas rapidamente, dizem, poderá ser tudo concentrado num tablet.

Esta novidade foi apresentada no último Salão Internacional de Invenções de Sebastopol, na Rússia.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de