A diretora de qualidade da Uniself, uma das maiores empresa de fornecimento de refeições escolares em Portugal, garante que as refeições servidas nas cantinas são de qualidade e cumprem as regras definidas pelo Estado.
"Não há diminuição da qualidade das refeições escolares", garantiu Helena D'Avila, no Fórum TSF desta quinta-feira.
"Em determinadas circunstâncias as refeições não são exatamente do agrado das crianças porque não são aquilo que eles estão habituados a comer e aquilo que eles querem comer, mas sim aquilo que eles devem comer pela sua saúde", defende.
"Se queremos promover saúde através da alimentação há aqui muitos aspetos que devem ser conversados seriamente.
Também no Fórum TSF, a Secretária de Estado Adjunta e da Educação diz que o importante é garantir "fiscalização" e "aplicações de sanções" em caso de incumprimento.
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias
"Temos que garantir que a empresa que se comprometeu a cumprir aquele caderno de encargos por aquele preço efetivamente o faça", disse Alexandra Leitão.
A secretária de Estado garante há "regras muito detalhadas" para definir a qualidade das refeições escolares e que foi aprovado um plano de controlo de quantidade e qualidade das refeições servidas em contexto escolar.
Este plano foca-se na fiscalização em parceria com as direções da escolas e direção das associações de pais e ao nível da direção geral de estabelecimentos escolares.
Ao nível das delegações regionais, está prevista a criação de "equipas que visitarão as escolas de forma aleatória e de surpresa" para atestar o cumprimento das regras definidas.