Droga aos 9 anos. Rua aos 10. Prisão aos 16. Um passado para lembrar

Johnson Semedo tem hoje 46 anos. Atrás, fica uma dura história de droga, violência, prisão... Este são-tomense, que chegou menino a Portugal, volta a um passado que faz questão de não esquecer.

Ao longo de quase três décadas, Johnson Semedo foi delinquente, toxicodependente e esteve preso em várias cadeias do país (algumas de alta segurança), numa longa e dolorosa viagem que começou bem cedo. Aos 9 anos, já era viciado em droga; aos 10, vivia nas ruas de Lisboa; aos 16, foi preso pela primeira vez.

Pelo caminho, várias tentativas de recuperação, a morte do pai e, mais tarde, da mãe. Situações que, já muito depois dos 30, acabaram por recolocar a vida de Johnson nos carris.

Hoje, aos 46 anos, Johnson Semedo é casado e tem quatro filhos. Mas gosta de dizer que tem muitos mais: todos aqueles que frequentam a associação que criou. Na Academia do Johnson, trabalha todos os dias com quase duas centenas de jovens em risco com o objetivo de os manter longe do "caminho mais fácil".

Entrevistado pela TSF, Johnson Semedo regressa a um passado de extrema pobreza e de muita delinquência e recorda que tudo começou com a entrada para a escola.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de