É "escolher entre lume e fogo". Professores criticam opções de recuperação das carreiras

Federação Nacional dos Professores considera que o "essencial não fica resolvido" e que a solução certa seria que os professores vissem reconhecido "todo o tempo que esteve congelado".

A Federação Nacional dos Professores (FNE) considera que das duas opções apresentadas, esta sexta-feira, pelo ministro da Educação aos professores para a recuperação do tempo de serviço congelado, nenhuma é boa.

Tiago Brandão Rodrigues disse esta sexta-feira que os professores são "os únicos" a "escolher o melhor de dois mundos", porque podem optar por recuperar o tempo de serviço congelado de uma só vez ou de forma faseada.

Para João Dias da Silva, da FNE, as opções apresentadas são equivalentes a pedir aos professores para que escolham "entre o lume e o fogo".

"Aquilo que é essencial não fica resolvido com o diploma que foi aprovado e que trata as outras carreiras especiais da Administração Pública da mesma forma desigual e injusta que tratou os professores", atira o representante dos docentes.

João Dias da Silva explica que, até agora, os professores não têm visto reconhecidos os seus direitos, sendo que não está em causa "terem direito, seja ao que for, que não seja o que lhes é devido pelo trabalho que realizaram".

Perante duas opções que não são do agrado dos docentes, o dirigente da FNE defende que a melhor solução seria "se os professores vissem reconhecido todo o tempo que esteve congelado, e isso o ministério continua a ignorar e a rejeitar que seja reconhecido aos professores."

Até agora, os docentes recuperavam os menos de três anos de serviço congelado no momento em que subiam de escalão. O novo regime permite recuperar o mesmo tempo de serviço, mas de forma faseada, recuperando um terço em 1 de junho de 2019, um terço em 1 de junho de 2020 e um terço em 1 de junho de 2021.

LER MAIS:

- Professores são "os únicos" que podem "escolher o melhor de dois mundos"

Outras Notícias

Patrocinado

Apoio de

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de