Localizada a menos de 20 km de Coimbra, a EB2 da Pampilhosa, do Agrupamento de Escolas da Mealhada ficou no lugar cimeiro do ranking das escolas de 2015, mas nem por isso a satisfação de ter ficado em primeiro lugar fez com que a coordenação da escola tenha deixado de apostar, sobretudo, na formação pessoal e social dos alunos.
O jornalista Miguel Midões foi conhecer a EB2 da Pampilhosa
Este segundo período correu bem, a EB2 da Pampilhosa é uma escola dinâmica, mas a direção da escola avalia os recursos humanos com um "insuficiente", pois são poucas as pessoas para as necessidades do dia-a-dia do estabelecimento escolar.
A aposta continua a passar pelo acompanhamento personalizado dos alunos e pelos cursos vocacionais.
Neste segundo período letivo que está prestes a terminar, o triângulo para o sucesso foi escrito no quadro: professores, alunos e pessoal não docente. "Temos uma grande quantidade de problemas sociais que se refletem na escola, mas temos recursos humanos muito empenhados e sobretudo os alunos têm-se empenhado para melhorar os resultados. Rankings são rankings, mas é sempre uma satisfação estar nos primeiros lugares", garante.
José Catré é o coordenador da EB2 da Pampilhosa, onde se faz o que se pode, com os recursos que se tem: "há uma sobrecarga grande de atividades impostas, de acompanhamento de alunos, e as pessoas não têm horas da sua componente não letiva para desenvolver essas atividades. Ainda assim, penso que estão a ser feitas com sucesso", explica.
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias
A Pampilhosa é uma escola diferente e Fernando Trindade, do Agrupamento de Escolas da Mealhada, explica que se deve ao facto de ter havido "um ótimo trabalho de orientação vocacional, em relação a alunos para quem não se entrevia um horizonte bem-sucedido no que toca à frequência regular".
Uma estratégia que continua a ser utilizada este ano letivo. "Não é por terem repetido um ano, que no ano seguinte são melhores, pelo contrário, continuam a ser os piores. Isto significa que algo no sistema não funciona e quer dizer que as alternativas de percurso escolar têm de ser seriamente consideradas, porque funcionam como funcionaram aqui", considera.
A EB2 da Pampilhosa situa-se no concelho da Mealhada, um dos 15 que assumiu o processo da descentralização de competências. Por isso, a autarquia apresenta-se como um pilar de apoio a escola, pais e alunos, "e terá que fazer tudo o que esteja ao seu alcance para que a escola possa ser cada vez melhor e proporcionar que os profissionais dentro da escola desempenhem melhor as suas tarefas", garante o vereador Guilherme Duarte.
Uma escola como tantas outras, com alunos de uma zona geográfica até pouco favorecida, admite o coordenador do estabelecimento.