Fórum Anual de Graduados Portugueses traz de volta ao país alunos no estrangeiro

No 5º Fórum Anual de Graduados Portugueses no Estrangeiro a TSF encontrou exemplos de portugueses que estudam lá fora e pensam em Portugal. Uns para viver definitivamente, outros nem tanto.

Esta tarde, em Coimbra, debateu-se a gestão de carreiras, a mobilidade das pessoas dentro das barreiras politicas, económicas e sociais. Um encontro que contou com a presença do Presidente da República num painel destinado a avaliar o possível regresso a Portugal destes estudantes, com ideias de negócio e carreiras pensadas para o país.

Uma das participantes chama-se Filipa Moraes, de Lisboa, onde se doutorou em biologia, prosseguindo depois os estudos na universidade Yale. Agora anda cá e lá porque montou uma empresa que acompanha jovens graduados a encontrarem soluções para prosseguirem os estudos ou a descobrirem outras alternativas.

O jornalista Amadeu Araújo conversou com Filipa Moraes

00:0000:00

Inês Andrade, outra das intervenientes que falou com a TSF, vive e estuda nos Estados Unidos. Nasceu em Lisboa mas tem raízes na Bendada, no Sabugal, concelho do distrito da Guarda.

O repórter Amadeu Araujo conversou com Inês Andrade começando pela vida em Boston

00:0000:00

Estudou piano no Conservatório Nacional e agora está em Boston a tirar um doutoramento em música. Voltar não é um objetivo, mas mantém a ligação à Bendada onde promove um pequeno festival e onde traz amigos da América.

Outras Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de

Patrocinado

Apoio de