Caloiros do ISCTE recuperam hortas comunitárias em Lisboa

A semana de receção aos novos alunos do ISCTE englobou várias atividades de voluntariado. Um grupo esteve a recuperar hortas comunitárias e espaços públicos no Bairro Padre Cruz em Lisboa.

Trocaram os livros pelas pás e pelos pincéis. Na primeira semana na universidade, os caloiros do ISCTE estiveram a recuperar espaços públicos e hortas comunitárias no Bairro Padre Cruz em Lisboa.

"Estou a pintar paredes e a escaliçar", explicou Gisela Coelho, aluna do 1º ano do curso de Gestão. Vem de Évora e, por isso, quis aproveitar o voluntariado para "melhorar a integração", garantindo que já se sente mais em casa depois das atividades de boas-vindas.

Diogo Luís refere que é a primeira vez que faz voluntariado e considera importante participar nestas atividades para "tomar consciência de outras zonas da cidade mais pobres e não viver num casulo".

A acompanhar os novos estudantes estão os colegas mais velhos. João Antão participou no programa enquanto caloiro. Agora volta a entrar como mentor. "Acima de tudo é um processo de se conhecerem uns aos outros", explicou.

O Bairro Padre Cruz agradece a ajuda, garante Eduardo Ferreira, o técnico responsável pelo projeto. Mesmo sem grande experiência, Eduardo Ferreira garante que os alunos "estão a safar-se muito bem" e explica que há estudantes "a dizer que gostariam de vir a fazer mais voluntariado".

A recuperação do espaço público no Bairro Padre Cruz em Carnide é apenas um dos projetos da semana de receção ao caloiro no ISCTE. Há outras ações de voluntariado a decorrer como a limpeza de praias, o apoio ao canil municipal de Torres Vedras, a assistência de idosos e o acompanhamento a costureiras que preparam roupas para projetos de solidariedade em África.

Susana Ferreira, pró reitora para a inovação curricular e pedagógica do ISCTE, explica que "um dos fatores determinante para o sucesso em termos de desempenho académico para os estudantes é a transição do ensino secundário para o ensino superior".

Patrocinado

Apoio de

Patrocinado

Apoio de