Afinal, conferência com Jaime Nogueira Pinto não foi cancelada

Reitor dá explicações sobre a polémica à volta do alegado cancelamento de uma palestra censurada pela associação de estudantes. Debate pode mesmo realizar-se na reitoria.

A Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa garante que não cancelou mas apenas adiou, para breve, a palestra "Populismo ou Democracia? O Brexit, Trump e Le Pen em debate", cujo único orador era Jaime Nogueira Pinto.

A explicação é agora avançada pelo reitor da universidade que diz à TSF que a ideia sempre foi apenas fazer um evento maior, com mais participantes e opiniões, que se deverá realizar nas próximas semanas, sendo que isso mesmo foi transmitido a Jaime Nogueira Pinto.

António Rendas, o reitor, acrescenta que face à dimensão do novo evento, com um tema "tão importante" que merece um debate mais abrangente, a conferência até poderá realizar-se na reitoria e não apenas na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas.

O reitor da Nova explica que o evento vai mesmo realizar-se nesta universidade

00:0000:00

O máximo responsável da Universidade Nova recusa que o cancelamento ou adiamento esteja relacionado com a pressão da associação de estudantes. A Faculdade quis ter um debate mais aberto e que a determinada altura parecia não reunir as desejáveis condições de serenidade.

António Rendas garante que a nova conferência não se vai realizar, apenas, por causa da polémica dos últimos dias

00:0000:00

O reitor explica que já falou com o Ministro do Ensino Superior sobre o caso e acredita que o pedido de esclarecimentos do Presidente da República se deveu, apenas, a informação incompleta.

António Rendas explica que se soubesse do que se passou pela comunicação social poderia ter a mesma reação de Marcelo Rebelo de Sousa

00:0000:00

Recorde-se que já esta quarta-feira o Presidente da República afirmou estar a "tentar perceber a razão de ser de uma decisão tão absurda no quadro de uma democracia", depois da polémica à volta do cancelamento da conferência com Jaime Nogueira Pinto que, afinal, segundo a universidade, foi apenas um adiamento.

Patrocinado

Apoio de

Patrocinado

Apoio de