Duas décadas depois da Rede de Bibliotecas Escolares e no dia em que se festeja também o dia da biblioteca escolar, Teresa Calçada não tem dúvidas: a rede criada deixou uma marca na sociedade portuguesa.
A antiga coordenadora sublinha ainda uma ideia que surgiu logo no momento da criação do gabinete que ainda hoje vai dirigindo as bibliotecas das escolas - "Não pode haver escolas sem bibliotecas".
Para Teresa Calçada, "numa época de informação do conhecimento, se não há recursos, não há conhecimento".
Hoje em dia nas bibliotecas, por vezes mais do que os livros, são os computadores e as ferramentas digitais que interessam aos alunos e à comunidade escolar.
Uma realidade que Teresa Calçada diz que é natural e que foi também prevista desde a criação do gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares.
Os recursos digitais já estavam previstas há 20 anos.
Atualmente, os livros ficam em segundo lugar. Teresa Calçada diz que cabe as bibliotecas promover também a leitura tradicional.
A antiga coordenadora do gabinete de coordenação da Rede de Bibliotecas Escolares considera ainda que hoje as crianças leem mais e que houve uma evolução positiva.
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias
Teresa Calçada faz um balanço positivo da rede e diz que cada vez mais crianças leem hoje.
.